quarta-feira, 28 de agosto de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS













HÉLDER ERNESTO - Goleador Nº 296

Concretizou 2 golos em 7 jogos oficiais, com a camisola do FC Porto, ao longo de 3 temporadas ao seu serviço (1969/70, 1970/71 e 1972/73).

Hélder José Costa Ernesto, nasceu no dia 2 de Junho de 1951, em Nova Lisboa, Angola (na altura província ultramarina portuguesa).

Começou o seu percurso futebolístico nas escolas de formação do FC Porto, onde evoluiu nos juvenis e juniores (únicos escalões à altura), tornando-se internacional português, considerado uma das grandes promessas portuguesas. Tornou-se profissional na temporada de 1969/70, ao ser integrado no plantel principal, sob o comando técnico romeno Elek Schwartz.

























A sua estreia oficial na equipa principal do FC Porto aconteceu no dia 7 de Setembro de 1969, no Estádio Almirante Américo Tomaz (Restelo), em Lisboa, frente ao Belenenses, em jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato nacional, com empate (1-1). À época já era permitida apenas uma substituição e Hélder Ernesto que começou o jogo no banco de suplentes, foi o eleito para substituir o seu companheiro de posição Lisboa, aos 73 minutos.

Foi a pior temporada da história do Clube, atingindo no final o 9º lugar no Campeonato, atrás de muitos emblemas sem grande expressão no futebol nacional. Na Taça de Portugal foi eliminado logo na 1ª eliminatória pelo surpreendente Tirsense, da III Divisão nacional e na prova da UEFA (Taça das Cidades com Feira) foi eliminado na 2ª eliminatória pelos ingleses do Newcastle.

Foi pois uma época muito difícil para todos os jogadores, muito mais para um jovem que dava os seus primeiros passos no futebol profissional.

Ainda assim foi precisamente nesta temporada que Hélder Ernesto logrou registar o seu nome neste ranking de marcadores de golos portistas.

Tal aconteceu no dia 24 de Setembro de 1969, no Hvidovre Stadion (Dinamarca), frente ao Hvidovre, em jogo da 1ª eliminatória da Taça das Cidades com Feira, com vitória portista por 2-1. Hélder Ernesto foi o autor dos dois golos portugueses, aos 62' e 70', dando a reviravolta no resultado que começara desfavorável graças a uma grande penalidade sofrida aos 29 minutos.

O período conturbado do FC Porto manteve-se na época seguinte e Hélder Hernesto voltou a não ser muito feliz, por pouco utilizado (2 jogos do Campeonato).

Segue-se uma foto do plantel portista se 1970/71:



















Completamente tapado no FC Porto, Hélder Ernesto acabou cedido por empréstimo ao Vitória de Guimarães, onde pode jogar com regularidade e demonstrar as qualidades que realmente possuía.  A temporada de 1971/72 foi para o médio volante, a melhor da sua carreira. Foi titular indiscutível, actuando em todos os 30 jogos do campeonato e marcando dois golos, os únicos apontados na principal prova nacional, em toda a sua carreira.

No final dessa época, os responsáveis vimaranenses tentaram a sua permanência em Guimarães, mas Fernando Riera, novo treinador portista exigiu o seu regresso.

1972/73 foi mais uma época negra para o futebolista, já que apenas esteve presente num jogo do campeonato nacional, razão pela qual voltou a ser dispensado, mas para o Espinho que militava na divisão secundária.













Esteve três temporadas em Espinho (1973/74 a 1975/76), passando depois pelo Paços de Ferreira (1976/77 e 1977/78) e finalmente pelo Aliados de Lordelo (1978/79).

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário