quarta-feira, 7 de agosto de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS













SOUSA - Goleador Nº 294

Apontou 2 golos em 3 participações oficiais com a camisola do FC Porto, ao longo da temporada de 1968/69, única ao seu serviço.

Foi mais um atleta com passagem esporádica pelo nosso Clube e de quem não se conhecem grandes referências para construir a sua biografia.

Tudo o que consegui apurar é que se chamava António Sousa Ferreira, nascido no dia 14 de Agosto de 1943 (pode ainda estar vivo), jogava na posição de avançado, tendo vindo  do Varzim para o FC Porto, onde apenas foi utilizado em três jogos, pelo «mestre» José Maria Pedroto.


A sua estreia oficial aconteceu no dia 2 de Fevereiro de 1969, na Póvoa de Varzim, justamente contra a sua anterior equipa, o Varzim, em jogo a contar para a 18ª jornada do Campeonato nacional, que terminou com um empate a 1 golo. Nessa altura já era permitida uma substituição e Sousa teve então oportunidade de se apresentar com a camisola do FC Porto, entrando aos 81 minutos, a render Vítor Gomes.

Voltaria a ser utilizado no Campeonato, por mais uma única vez, mais precisamente no dia 23 de Março de 1969, no Estádio das Antas, frente à Académica de Coimbra, em jogo da 23ª jornada do Campeonato nacional, com derrota por 0-1. Sousa entrou depois do intervalo, substituindo o defesa central Almeida, numa tentativa desesperada de reverter o resultado que começou a ser negativo aos 19 minutos.

Apesar de pouco utilizado, Sousa ainda assim conseguiu colocar o seu nome na lista de marcadores de golos portistas. Foi no dia 9 de Fevereiro de 1969, no Estádio das Antas, frente ao Fafe, equipa da III Divisão nacional, em jogo dos 32 avos-de-final, da Taça de Portugal, com vitória portista por 3-0. Sousa foi finalmente titular e o autor do primeiro golo portistas, aos 19 minutos e também do último, aos 41 minutos.









Regressou ao Varzim para jogar as duas temporadas seguintes.

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário