sexta-feira, 9 de agosto de 2019

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS)













CHANCEL MBEMBA - INTERNACIONAL PORTISTA ESTRANGEIRO Nº81

Conta até ao momento com 51 internacionalizações pela principal selecção da República Democrática do Congo (15 enquanto atleta do Anderlecht, 27 pelo Newcastle e as últimas 9 pelo FC Porto).

Chancel Mbemba Mangulu, nasceu no dia 8 de Agosto de 1994, em Kinshasa, começando a dar os seus primeiros pontapés na bola, nas ruas da sua cidade natal, como a maioria das crianças da sua idade, acabando nas escolas de formação dos clubes ES La Grace e MK Etanchéité. Em 2011 veio para a Europa para representar os júniores da equipa belga do Anderlecht. Foi na Bélgica que se tornou profissional, jogando na equipa principal nas temporadas de 2013/14 e 2014/15.

As três temporadas seguintes foram passadas ao serviço da equipa inglesa do Newcastle, antes de assinar pelo FC Porto, no Verão de 2018.
























Em termos de selecção, Mbemba começou por ser utilizado nos escalões de formação, no ano de 2013, no Torneio de Toulon, em que somou 4 internacionalizações.

A sua estreia na selecção principal aconteceu no dia 17 de Junho de 2013, frente à Líbia, jogo disputado na cidade de Tripoli, a contar para a qualificação do Campeonato do Mundo/2014, com um empate sem golos. Era então atleta do Anderlecht.

Enquanto atleta do FC Porto, voltaria à selecção para concretizar a sua 43ª internacionalização, no dia 13 de Outubro de 2018, em Kinshasa, frente ao Zimbabwé, em jogo da qualificação para a fase final da CAN/2019, com derrota por 1-2.

Segue-se a imagem de uma das muitas titularidades na selecção principal do seu país. Mbemba é o último da fila de cima, a contar da esquerda para a direita:





















Defesa central ainda muito pouco utilizado por Sérgio Conceição, Mbemba não deixa de ser um dos atletas mais requisitados pelo seleccionador nacional do seu país. Fez parte do plantel que esteve recentemente a disputar a fase final da CAN/2019, disputado no Egipto, dando o seu contributo em 3 encontros. Marcou um dos golos do último encontro.













Fontes: Zeroazero.pt e Site oficial do FC Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário