quarta-feira, 13 de março de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 277













ALEX SANDRO - Goleador Nº 277

Apontou 3 golos em 137 participações oficiais com a camisola do FC Porto, ao longo das 4 temporadas ao seu serviço (2011/12 a 2014/15 e o 1º jogo da época seguinte).

Alex Sandro Lobo Silva, nasceu no dia 26 de Janeiro de 1991 em Catanduva, cidade do estado de São Paulo, Brasil. 

Trata-se de um internacional brasileiro que enquanto atleta do FC Porto teve várias aparições na sua selecção, pelo que foi já objecto de apreciação individual neste blogue, na rubrica "INTERNACIONAIS PORTISTAS", editado em 11 de Fevereiro de 2013, onde constam as principais incidências da sua carreira, até então e que poderão ser recordadas clicando aqui.

Vou pois cingir-me à actualização dos dados mais significativos.

























A foto que se segue refere-se à estreia oficial do atleta, com a camisola do FC Porto, captada no dia 15 de Outubro de 2011, em Pêro Pinheiro:

























Alex Sandro, como a esmagadora maioria dos defesas laterais, não é um defesa goleador, bem pelo contrário. Jogador bastante ofensivo, privilegia os cruzamentos e assistências em detrimento da finalização.

Pelo FC Porto apenas marcou 3 golos, todos eles no Campeonato nacional (Liga Zon Sagres), em 3 épocas distintas.

O primeiro da série aconteceu no dia 16 de Março de 2012, no estádio da Madeira, na Choupana - Funchal, frente ao Nacional, com vitória portista, por 2-0, em jogo a contar para a 23ª jornada. Alex assinou o segundo golo aos 93', numa partida em que saiu do banco de suplentes aos 77 minutos.

O seu segundo golo foi obtido no dia 19 de Janeiro de 2013, no Estádio do Dragão, frente ao Paços de Ferreira, em jogo da 15ª jornada, com vitória azul e branca, por 2-0. Foi ele a abrir o activo aos 47 minutos.

Encerrou a sua participação para este ranking no dia 30 de Novembro de 2014, no Estádio do Dragão, frente ao Rio Ave, em jogo da 11ª jornada, com goleada portista, por 5-0. Alex Sandro foi o autor do 3º golo da equipa, aos 89 minutos.

As suas performances não escaparam às atentas observações dos olheiros dos «tubarões» europeus. A cumprir a 5ª temporada de Dragão ao peito, Alex Sandro estava em final de contrato e o processo de renovação encontrava-se parado, pelo que o FC Porto não teve outro remédio senão chegar a acordo com os italianos da Juventus, para a sua transferência que terá rendido a cifra de 25 milhões de euros mais o bónus de cerca de 5 milhões de euros, por objectivos.

Ainda alinhou na primeira jornada do campeonato, frente ao Vitória de Guimarães, seguindo de imediato para Itália, para cumprir pelo menos cinco temporadas.











Soma até hoje 147 participações e 9 golos marcados, em 3 épocas e meia.

Pela sua selecção acumula 13 jogos e um golo.

PALMARÉS AO SERVIÇO DO FC PORTO (3 TÍTULOS):

2 Campeonatos nacionais (2011/12 e 2012/13)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2012/13)

Fontes: Arquivo do blogue e Zeroazero.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário