quarta-feira, 27 de março de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 279













DIEGO REYES - Goleador Nº 279

Apontou 3 golos com a camisola da equipa principal do FC Porto, em 47 participações oficiais, ao longo de cerca de 3 temporadas ao seu serviço (2013/14, 2014/15 e 2017/18).

Trata-se de um dos vários internacionais portistas que já foram objecto de apreciação individual, nessa rubrica, editado em 30 de Julho de 2014, onde constam as principais incidências da sua carreira até essa data, que poderão ser recordadas clicando aqui.

Vou pois complementar com as incidências mais interessantes que aconteceram posteriormente.

























A sua estreia oficial na equipa principal do FC Porto aconteceu no dia 19 de Outubro de 2013, no Estádio do Dragão, frente ao Trofense, em jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, com vitória portista por 1-0. É desse jogo a imagem que se segue:
























Treinado por Paulo Fonseca e tendo como concorrentes directos, Maicon, Mangala e Otamendi, Diego Reyes desfrutou apenas de algumas oportunidades para alinhar pela equipa principal, tendo feito parte de 30 convocatórias das 53 possíveis, na sua primeira época de azul e branco, 16 das quais como suplente não utilizado. Foi titular a tempo inteiro em 11 jogos, titular substituído em 2 jogos e suplente utilizado apenas em 1 e neste apenas para fazer o tempo de compensação.

Na temporada seguinte (2014/15), com Julen Lopetegui, a sua participação foi ainda mais reduzida. Esteve em 22 convocatórias das 52 possíveis, 5 das quais como titular a tempo inteiro, 1 como titular substituído e outra como titular expulso por acumulação de cartões amarelos. Foi suplente utilizado apenas 2 vezes e suplente não utilizado por 13 vezes.

As duas épocas seguintes (2015/16 e 2016/17) passou-as na condição de emprestado, em Espanha. Primeiro na Real Sociedad (28 jogos/2 golos) e depois no Espanyol (35 jogos/1 golo). Ambas as equipas gostaram do seu desempenho mas não o suficiente para garantirem o seu concurso definitivamente.

Regressou ao FC Porto no início da temporada 2017/18, sob a orientação técnica de Sérgio Conceição, que lhe deu mais oportunidades. 

Fez parte de 51 convocatórias das 52 possíveis, 14 das quais como titular a tempo inteiro e 2 como titular substituído. Foi suplente utilizado em 8 jogos e não saiu do banco em 27 ocasiões.

Deu para marcar 3 golos, o primeiro dos quais no dia 18 de Dezembro de 2017, no Estádio do Dragão, frente ao Marítimo, em jogo da 15ª jornada do Campeonato Nacional (Liga NOS), com vitória portista por 3-1. Diego Reyes abriu a contagem aos 19 minutos.






















O seu segundo golo não demoraria muito mais tempo, já que foi obtido no dia 30 do mesmo mês, no estádio capital do móvel, em Paços de Ferreira, contra a equipa local, em jogo da fase de grupos da Taça da Liga, com vitória portista por 3-2. O defesa portista foi também aí o primeiro a fazer funcionar o marcador, aos 17 minutos.
























O seu último golo de dragão ao peito aconteceu no dia 3 de Fevereiro de 2018, no Estádio do Dragão, frente ao SC Braga, em jogo da jornada 21 do Campeonato nacional (Liga NOS), com vitória portista por 3-1. Diego foi o autor do 2º golo azul e branco aos 38 minutos.






















Tratava-se do seu último ano de contrato e apesar do interesse do FC Porto para que renovasse, o defesa mexicano optou por não o fazer e rumar a novas aventuras.










Livre de compromissos acabou por assinar pelos turcos do Fenerbahçe (14 jogos/1 golo), acabando cedido por empréstimo aos espanhóis do Leganés, na última janela de transferências de Inverno (5 jogos/0 golos).

Em termos de selecção nacional do México, a situação de Diego Reis tem sido muito mais estável. Tem no presente 71 internacionalizações pela equipa principal, 27 das quais como atleta do FC Porto.

Já não alinha na selecção desde 17 de Novembro de 2018.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Campeonato nacional (2017/18)

Fontes: Arquivo do Blogue e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário