RAUDNEI - Goleador Nº 264
Apontou 3 golos em 8 participações oficiais com a camisola do FC Porto, durante a temporada de 1987/88 e 1 jogo da temporada seguinte (1988/89)
Raudnei Anversa Freire, nasceu no dia 18 de Julho de 1965, em Echaporá, município brasileiro do estado de São Paulo.
Iniciou a sua carreira nas escolas de formação do Clube da sua terra natal, o Atlético Juventus, despertando desde logo a cobiça dos melhores clubes da cidade.
O sonho de jogar na Europa foi maior e por isso assinou, no Verão de 1987, pelo FC Porto treinado por Tomislav Ivic.
Rotulado de avançado com boa relação com o golo, Raudnei não resistiu à forte concorrência do plantel portista sendo utilizado apenas episodicamente.
A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 21 de Novembro de 1987, no estádio do Moura Atlético Clube, em Moura do Distrito de Beja, em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal. O FC Porto derrotou por 2-0 esta equipa alentejana que na altura disputava o 3º escalão do futebol nacional. Raudnei foi o autor do 2º golo aos 45 minutos.
Foi o único jogo em que foi titular e logo a tempo inteiro. Esteve presente em mais doze convocatórias, sendo utilizado 1 vez como titular substituído, 6 vezes como suplente utilizado e 5 vezes com suplente não utilizado.
Voltaria a marcar por mais duas vezes, em jogos do Campeonato nacional. Na jornada 32, disputada no dia 1 de Maio de 1988, no estádio Engº Vidal Oinheiro, no Porto, frente ao Salgueiros, na goleada portista por 5-1, apontando o último golo portista, aos 85 minutos, 10 depois da sua entrada em campo para substituir Domingos.
O seu último golo de Dragão ao peito foi concretizado na jornada 37, no dia 2 de Junho de 1988, no estádio Municipal de Coimbra, frente à Académica, dando a vitória ao FC Porto no minuto 79. Raudnei saíra do banco 8 minutos antes, substituindo mais uma vez Domingos.
A foto que se segue é uma raridade e nem sei a que jogo e para que prova contou, mas foi a única a que tive acesso:
Na temporada seguinte, sob a orientação técnica de Quinito, Raudnei ainda foi titular no jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional, disputado no dia 24 de Agosto de 1988, no Estádio das Antas, frente ao Boavista, com empate sem golos. O avançado brasileiro foi titular, tendo sido substituído aos 52 minutos por Rui Águas. Porém, estava quase certa a sua saída do plantel.
Saiu mesmo para Espanha para representar o Deportivo da Corunha, onde alinhou durante duas temporadas (1988/89 e 1989/90).
Jogou ainda no Belenenses (1991/91) e no Gil Vicente (1991/92), regressando em 1992 ao Brasil para fazer um autêntico périplo por vários emblemas brasileiros: Guarani, Santo André, Bahia, Araçatuba, Juventus-SP, América-RN, Ituano, São Caetano, Paraná, Portuguesa Santista, Juventude e União São João, terminando a sua carreira com 34 anos.
Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):
1 Campeonato nacional (1987/88)
1 Taça de Portugal (1987/88)
Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário