quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 221













ARTUR ALVES - Goleador Nº 221

Apontou 4 golos em 3 jogos oficiais de âmbito nacional, durante a época de 1934/35.

Mais um atleta com escassas informações, pelo que não me é possível alongar muito sobre a sua carreira.

Natural do Funchal, jogava como avançado e representou o FC Porto por apenas uma temporada, tendo-se estreado em 27 de Dezembro de 1934, frente ao Leixões, em jogo da 10ª jornada do Campeonato Regional do Porto, com vitória portista, por 8-0.

Em provas de âmbito nacional (disputavam-se à época o Campeonato da I Liga e o Campeonato de Portugal), Artur Alves apenas participou em 3 jogos do Campeonato da Liga, tendo começado por defrontar a Académica de Coimbra, no Campo da Constituição, no dia 27 de Janeiro de 1935, jogo da 2ª jornada, com vitória portista, por 7-1, com 3 golos da sua autoria.

Voltaria a ser utilizado pelo técnico húngaro Joseph Szabo, na jornada 4, frente ao Vitória de Setúbal, no Campo dos Arcos, com derrota portista, por 1-0 e finalmente na jornada 5, no Campo Santo Amaro, em Lisboa, frente ao União de Lisboa, com vitória portista, por 2-0 e mais um golo da sua lavra.

O FC Porto viria a ser coroado vencedor da prova, ao terminar na primeira posição com 22 pontos em 14 jogos (as vitórias valiam 2 pontos), à frente do Sporting que somou apenas 20 pontos.
























 

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Campeonato nacional (1934/35)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário