terça-feira, 3 de março de 2015

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 93












MORAIS - Goleador Nº 93

Apontou 19 golos em 47 jogos, com a camisola do FC Porto, durante as 6 temporadas ao seu serviço (1956/57 a 1961/62).

António Rocha Morais, nasceu no dia 30 de Dezembro de 1934, no Candal, em Vila Nova de Gaia. Futebolista, interior direito (médio), transferiu-se para o FC Porto, ainda com idade de infantil e fez toda a sua formação de Dragão ao peito. Integrou em 1952/53 uma inesquecível equipa de juniores de que faziam parte, entre outros nomes que singraram no futebol português, os irmãos Albano e Ângelo Sarmento, Ferreirinha, Avelino, Freitas e Óscar. O talento individual e o excelente jogo colectivo arrastavam multidões.
























De feitio cordial e brincalhão, admirado pelo seu futebol imaginativo, de técnica exemplar, faria a sua estreia oficial na principal equipa do FC Porto, no dia 14 de Outubro de 1956, no Estádio das Antas, frente ao Sporting, em jogo a contar para a 5ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista por 2-0, então sob a orientação técnica do brasileiro Flávio Costa.

Fez parte da equipa campeã nacional 1958/59 (com o técnico Bella-Guttmann) e ainda juntou ao seu palmarés uma vitória na Taça de Portugal.



































Pouco ou nada utilizado (participou apenas em 1 jogo), transferiu-se no final dessa temporada de 1961/62 para o SC Braga e mais tarde representou o FC Tirsense, clube onde pôs ponto final à sua carreira, passando a dedicar-se à orientação técnica, chegando mesmo a fazer parte da equipa técnica portista, chefiada por José Maria Pedroto. Foi ele quem, por doença do «Mestre», comandou a equipa que jogou a final da Taça das Taças, em Basileia, frente à Juventus de Itália, na temporada de 1983/84.

Foi treinador de outros clubes, vindo a falecer num acidente brutal, com a mulher e o filho mais novo, numa viagem para o Algarve.

Palmarés, enquanto jogador, ao serviço do FC Porto (2 títulos):
1 Campeonato nacional (1958/59)
1 Taça de Portugal (1957/58)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; FC Porto - Figuras e Factos 1893 - 2005, de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário