terça-feira, 19 de novembro de 2013

RONALDO DESCOBRIU O CAMINHO DESPORTIVO PARA O BRASIL















FICHA DO JOGO


























A selecção nacional portuguesa conseguiu finalmente carimbar o passaporte que a vai levar até à fase final do Mundial/2014 no Brasil. Cristiano Ronaldo foi a figura do encontro e também da eliminatória, pois foram dele os 4 golos de Portugal, nas duas mãos. É caso para dizer que se Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 1500, Ronaldo desbravou o caminho desportivo para o Brasil. Sim, Ronaldo mostrou ser, no momento, o melhor do Mundo.

Mas vamos ao jogo. Paulo Bento surpreendeu ao fazer alinhar Hugo Almeida em vez de Hélder Postiga, talvez para tirar partido da sua maior compleição física. Como se esperava, a equipa das quinas procurou desde logo serenar o jogo, imprimindo o ritmo que entendia mais adequado para poder controlar. Por sua vez, aos suecos, a jogar em casa e a ter a necessidade de reverter o resultado desfavorável que trazia de Lisboa,  competia-lhes ter a iniciativa do jogo e imprimir um ritmo muito mais acelerado, para tentar surpreender a organização lusa. Tentaram mas sem grande sucesso. A equipa portuguesa sabia o que queria e apresentou-se determinada a encarar a partida com a responsabilidade que ela pedia e sobretudo com a inteligência e a dinâmica necessárias para a obtenção do objectivo.

Pertenceram  mesmo à equipa das quinas os três lances mais perigosos da primeira parte. Bruno Alves de cabeça, Cristiano Ronaldo de pé direito e Hugo Almeida também de cabeça, estiveram muito perto do golo, na exploração de jogadas bem elaboradas e rápidas. Os suecos não encontravam soluções e saíram para o intervalo com um resultado algo lisonjeiro.

No regresso dos balneários, foi Portugal que continuou a controlar o jogo e a complicar a vida aos escandinavos, que finalmente conseguiram uma jogada muito perigosa a que Rui Patrício se opôs com muita segurança. Na resposta, João Moutinho lançou magistralmente para a desmarcação em diagonal de Ronaldo, que com toda a sua classe controlou a bola, progrediu no terreno e no momento certo atirou a contar.

A Suécia, surpreendentemente, reagiu bem melhor depois do golo, procurando com maior assédio a área portuguesa e de tal maneira o fez que em sete minutos virou o resultado, muito pela influência do inconformismo do seu melhor jogador, Ibrahimovic, ambos de bola parada. O primeiro na sequência de um canto e o segundo na marcação de um livre directo.

O jogo ganhou emoção e quando parecia que a Suécia seria capaz de tentar marcar mais golos, Cristiano Ronaldo fez questão de assinalar «ESTOU AQUI». Em duas jogadas típicas de contra-ataque, Ronaldo colocou todo o seu talento, sentenciando o resultado e a eliminatória. Um saboroso hat-trick que por pouco não se transformou em poquer. 

Vitória justa de Portugal que nos dois jogos foi de longe a melhor equipa.

Os dois atletas do FC Porto, Josué e Silvestre Varela não foram utilizados, mas puderam vibrar do banco mais um triunfo português e o consequente apuramento para o Brasil.


Sem comentários:

Enviar um comentário