segunda-feira, 11 de novembro de 2013

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 30












NOÉ - Goleador Nº 30

Apontou 57 golos, nos 73 jogos em que participou com a camisola do FC Porto, durante as 5 épocas ao seu serviço (1957/58 a 1961/62).

Noé Pinheiro de Castro, nasceu em 21 de Março de 1935 e foi um ponta de lança, com excelente jogo de cabeça, o que lhe permitia rentabilizar os centros milimétricos de Carlos Duarte e Hernâni.

Chegou ao FC Porto com 22 anos e estreou-se oficialmente com o emblema do Dragão ao peito, no dia 3 de Novembro de 1957, no Campo da Mata, nas Caldas da Rainha, em jogo da 9ª jornada do Campeonato nacional, entre o Caldas e o FC Porto, com vitória portista por 1-3. Noé foi o autor do 2º golo, neste jogo. Era então treinado pelo  «homem do chicote» o brasileiro Dorival Yustrich.

Foi aliás o único encontro para o campeonato, nessa primeira época, tapado que estava por Osvaldo Silva que não lhe dava hipóteses. O FC Porto terminou nessa temporada em 2º lugar com os mesmos pontos do campeão Sporting. Foi ainda utilizado na Taça de Portugal, por uma ocasião, mais precisamente no dia 20 de Abril de 1958, no Funchal frente ao Marítimo, jogo dos quartos-de-final, que o FC Porto venceu, por 1-3. Essa utilização valeu-lhe o seu primeiro título nacional, já que o FC Porto foi o justo vencedor da Taça de Portugal, eliminando nas meias-finais o Sporting (2-2 em Alvalade e 3-0, nas Antas) e batendo na final, no Jamor, o Benfica, por 1-0.
























Na época seguinte (1958/59), também não começou como titular, com o novo treinador, o brasileiro Otto Bumbel, que só orientou a equipa até finais de Outubro. Foi com o húngaro Bela Guttmann, que Noé teve mais hipóteses de jogar e mostrar o seu oportunismo para fazer golos de cabeça. Nessa época concretizou 26 golos, mas foi Teixeira, com 35 golos apontados o melhor marcador portista.

O FC Porto foi campeão nacional em igualdade pontual com o Benfica e Noé comemorou o seu segundo título da sua carreira.













Títulos ao serviço do FC Porto (2):
1 Campeonato Nacional (1958/59)
1 Taça de Portugal (1957/58)

Fontes: FC Porto -Figuras e Factos, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias; Almanaque do FC Porto, de Rui Rui Miguel Tovar.

Sem comentários:

Enviar um comentário