quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O TUDO OU NADA








A hora é de decisão final para as aspirações da selecção nacional, quanto ao seu apuramento para a fase final do Campeonato do Mundo que se vai disputar, no próximo ano no Brasil.

Falhada que foi a hipótese de se classificar directamente, vencendo o seu grupo, no qual era claramente favorito, se é que o ranking vale alguma coisa, resta a Portugal submeter-se ao sempre duvidoso crivo do play-off, em que precocemente, quase todos depositaram as maiores esperanças, vá-se lá saber porquê. Se calhar porque foi dessa forma que a equipa nacional se qualificou para os dois anteriores eventos e acham que não há duas sem três.

Só que dessas vezes foi à custa de uma equipa bem mais acessível, mais da segunda do que da primeira vez, em ambas as ocasiões a Bósnia Herzgovina.

Ora o adversário deste play-off é melhor equipa e tem mais argumentos individuais, que colocarão certamente outro tipo de dificuldades. Encontra-se em situação similar porque teve o azar de calhar no grupo da Alemanha, uma das candidatas a vencer o Mundial. A Suécia foi 2º classificado, como era expectável.

Paulo Bento desta vez não tem desculpas, não se pode refugiar nos habituais lugares comuns nem dizer que estes dois jogos não são decisivos. Tem que se assumir e mostrar o que realmente quer.

O treinador da equipa das quinas chamou 24 jogadores, com destaque para a estreia de William Carvalho. O jogador do Sporting é a cara nova de um grupo alargado que perdeu, face aos últimos compromissos, Anthony Lopes (lesionado), Rolando, Cédric, Custódio, Danny e Nelson Oliveira (estes por opção). De regresso estão Eduardo e João Pereira.

Os portistas Silvestre Varela e Josué continuam no lote dos escolhidos. Varela conta já com 20 internacionalizações, 7 das quais durante a presente campanha de qualificação, tendo até apontado 1 golo (frente ao Azerbaijão), dos 3 que já conseguiu até agora. Já Josué, conta apenas com duas participações, ambas neste apuramento, mais precisamente nos dois últimos compromissos.
























LISTA COMPLETA DOS CONVOCADOS

FC PORTO (Portugal): 2 - Silvestre Varela e Josué
SC Braga (Portugal): 3 - Eduardo, Rúben Micael e Éder
Sporting CP (Portugal): 2 - Rui Patrício e William Carvalho
SL Benfica (Portugal): 1 - André Almeida
Real Madrid (Espanha): 3 - Pepe, Fábio Coentrão e Cristiano Ronaldo
Valência (Espanha): 3 - João Pereira, Ricardo Costa e Hélder Postiga
Sevilha (Espanha): 1 - Beto
Málaga (Espanha): 1 - Antunes
Manchester United (Inglaterra): 1 - Nani
AS Mónado (França): 1 - João Moutinho)
Fenerbahçe (Turquia): 2 - Bruno Alves e Raúl Meireles
Besiktas (Turquia): 1 - Hugo Almeida
Galatasaray (Turquia): 1 - Bruma
FC Zenit (Rússia): 1 - Luís Neto
FC Dínamo Kiev (Rússia: 1 - Miguel Veloso

COMPETIÇÃO: Mundial/2014 - Fase de qualificação- Play-off - 1ª Mão
PALCO DO JOGO: Estádio da Luz - Lisboa - Portugal
DATA E HORA DO JOGO: Sexta-feira, 15 de Novembro de 2013, às 19:45 h
ÁRBITRO NOMEADO: Nicola Rizzoli - Itália
TRANSMISSÃO TELEVISIVA: RTP1


Sem comentários:

Enviar um comentário