segunda-feira, 24 de setembro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XXXIII


Marek Cech - Internacional E33: Envergou a camisola da Selecção nacional da Eslovénia por 51 ocasiões (2 pelo Inter de Bratislava, 7 pelo Sparta de Praga, 18 pelo FC Porto, 18 pelo West Bromwich e 6 pelo Trabzonspor).

A sua estreia pela selecção nacional principal data de 9 de Julho de 2004, em Hiroshima, num jogo entre o Japão e a Eslováquia, a contar para um torneio particular, o Kirin Cup/2004, com derrota por 3-1.

Enquanto jogador do FC Porto voltou à selecção para concretizar a sua 10ª internacionalização, em 16 de Novembro de 2005, em Bratislava frente à Espanha, em jogo de qualificação para o Mundial/2006, com empate a uma bola.

Esteve apenas presente numa fase final dos grandes certames internacionais, tendo sido titular na estreia da Eslováquia em fases finais do Campeonato do Mundo, que terminou com um empate a um golo, frente à Nova Zelândia, realizado na África do Sul em 2010. Foi aliás o único jogo em que participou. Cech apontou 5 golos, até agora, em toda a sua carreira ao serviço da Selecção nacional.

Natural de Trebisov, na Eslováquia, iniciou a sua carreira de futebolista no Inter de Bratislava onde realizou toda a sua formação e se estreou como profissional na temporada de 2000/01, época em que se sagrou campeão nacional e vencedor da Taça da Eslováquia. Ao fim de quatro temporadas como sénior, Marek Cech transferiu-se, em 2004/05, para o Sparta de Praga, da vizinha República Checa, onde sem ter feito uma época particularmente brilhante, adicionou ao seu palmarés o título nacional checo.

Apesar da sua passagem pelo Sparta de Praga ter sido discreta, o FC Porto não duvidou das suas potencialidades não hesitando na sua contratação para a época 2005/06. Estreou-se oficialmente em 19 de Outubro de 2005 e logo na Champions League. O FC Porto recebeu e bateu o Inter de Milão por 2-0, tendo o defesa esquerdo eslovaco actuado durante os 90 minutos.

Ao longo das três épocas em que esteve no Dragão, Cech não conseguiu afirmar-se como titular indiscutível, mas foi sempre uma opção regular, somando 75 jogos e 2 golos, em todas as competições, ajudando os azuis e brancos a conquistar três campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Não foi um defesa-esquerdo brilhante mas emprestou sempre ao serviço do FC Porto, sobriedade, segurança e disciplina táctica, dando o melhor de si mesmo.

No Verão de 2008 trocou a equipa portista pelos ingleses do West Bromwich Albion. Depois de uma primeira época em que foi pouco utilizado, o internacional eslovaco acabou por se assumir como opção regular da equipa, continuando no entanto a desenvolver um futebol sóbrio, de poucos rasgos, mas com muita utilidade face à sua qualidade de trabalho e rigor táctico, qualidades consideradas benéficas para o equilíbrio da equipa.

Em Agosto de 2011, o eslovaco que começara já a ser menos utilizado pelo clube inglês transferiu-se para a Turquia defendendo as cores do Trabzonspor, seu actual clube.

Palmarés ao serviço do FC Porto:
3 Campeonatos Nacionais (2005/06, 2006/07 e 2007/08)
1 Taça de Portugal (2005/06)
1 Supertaça Cândido de Oliveira (2006/07)

(Continua)
Fontes: European Football National Teams Matches e Almanaque do FC Porto de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário