domingo, 22 de maio de 2011

SIMPLESMENTE IMPARÁVEL!

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

Ao vencer hoje no Jamor, a 16ª Taça de Portugal, terceira consecutiva, o ambicionado TRI, o FC Porto concluiu a época com o seu quarto troféu da época (Supertaça, Campeonato nacional, Taça de Portugal e Liga Europa), falhando apenas a Taça Lucílio Calabote Baptista (Taça da Liga), que como se sabe tem um vencedor tácito, fruto da chantagem exercida pelo presidente do clube do regime, que ameaçou não participar na prova se não lhe fossem garantidas determinadas benesses.

Foi uma época de sonho, onde os  Dragões passearam a sua classe, de forma arrasadora, implacável, imparável.
Hoje voltou a arrasar com o seu futebol triturador, frente ao abnegado e aguerrido Vitória minhoto, que lutou muito, mas sem argumentos para contrapor saiu dobrado a uma goleada das antigas.

Num jogo frenético, os azuis e brancos adiantaram-se cedo no marcador, por James Rodríguez, que aproveitou da melhor forma uma bola que lhe sobrou, mercê do seu privilegiado posicionamento na área e da sua inegável frieza e classe.

À dobragem do minuto 20, o Vitória, que não tinha baixado os braços, empatou num lance infeliz da defensiva portista. Num cruzamento para a área, na sequência da marcação de um livre, Rolando saltou mais alto, tocou a bola para trás, indo encontrar Álvaro Pereira, que sobre o risco de golo, desviou para a sua baliza, rubricando um auto-golo.

Na jogada seguinte, James Rodríguez, rápido a soltar-se sobre a esquerda, viu Varela bem posicionado na área, cruzou com conta, peso e medida para o internacional português corresponder com um remate certeiro, sem preparação. Espectacular!

Dois minutos mais tarde o Vitória voltou a repor a igualdade. Canto do lado direito do ataque minhoto a apanhar Edgar completamente solto para cabecear com êxito, num belo gesto técnico.

Que belo e emocionante espectáculo estavam a dar os dois conjuntos, numa não menos bela tarde de Sol, presenciado pelos milhares de espectadores que quase esgotaram o velho e mal tratado estádio nacional.

O terceiro golo portista chegaria aos 35'. Livre batido na esquerda, com Maicon a cabecear contra a barra e Rolando na recarga a introduzir a bola nas redes. Sete minutos depois Hulk aumentou a contagem, de canto directo a surpreender toda a defensiva vimaranense, elevando para 4-2.

Fernando, a terminar a época de forma despiciente, decidiu dar mais um dos seus famosos brindes. Numa bola fácil de dominar colocou mal o pé tocando-a para uma assistência perfeita para Faouzi que não se fazendo rogado a transportou com muito perigo até à área portista, onde sofreu um empurrão pelas costas de... Fernando! Grande penalidade assinalada sem hesitações pelo árbitro da partida. Só que nas defesa das redes estava o especialista Beto, capaz de reverter o erro do seu companheiro. Edgar rematou e Beto defendeu superiormente. Espectáculo!

Na resposta, Hulk isolou-se na esquerda, levantou a cabeça e viu James bem posicionado na área a pedir-lha a assistência: Foi para lá que enviou a bola. James, à ponta de lança, recebeu a bola, evitou o guarda-redes e atirou para o quinto golo. Fantástico!

No intervalo, Fernando ficou no balneário dando o seu lugar a Guarín. O jogo portista tornou-se mais calmo, de posse e controlo, proporcionando ainda assim belos momentos e algumas perdidas, em jogadas bonitas e bem delineadas. 

O ponto alto deste período foi o sexto golo portista. Contra-ataque conduzido por Varela na esquerda, temporizou, livrando-se do seu opositor, viu Hulk solto na direita, enviou-lhe a bola num passe longo e bem dirigido, o brasileiro recebeu, dominou, levantou a cabeça e viu James, mais uma vez solto a surgir sobre a esquerda. O resto foi fácil, cruzamento teleguiado com o colombiano a corresponder com cabeçada certeira, sem defesa. Estava feito o resultado final de um jogo frenético (na primeira parte), emocionante, com muitos golos e com a vitória da melhor equipa portuguesa.
Destaque para as excelentes exibições de James Rodríguez, Hulk e Beto.
O FC Porto terminou a época como começou, a erguer mais um caneco: o 69º da história do Clube.

PARABÉNS ao Presidente Nuno Pinto da Costa, à sua direcção, ao staff técnico, médico e logístico, aos jogadores e a essa maravilhosa massa adepta em geral e à que não falha um jogo em especial, por esta época MARAVILHOSA!

É cada vez mais uma honra e um orgulho pertencer a esta família!

5 comentários:

  1. Ganhámos, ganhámos, ganhámos! Mais uma vitória, mais uma (grande) alegria!

    Jogo de doidos, tão frenético que até um espectador se sentia cansado e em stress arrasador. James e Beto: excepcional exibição! A equipa do “castelo” surpreendeu-me mas o FC Porto é muito superior, está a milhas! Mesmo com algum cansaço (visível e mais que compreensível) mostrou ser uma equipa de outras latitudes…

    E pronto, é o coroar de uma grande época, uma época de sonho. E ultrapassámos as toupeiras! 69 títulos versus 68! Admirável! HISTÓRICO! O NOSSO DESTINO É VENCER!

    Parabéns a TODOS incluindo o brilhante “12.º jogador”.

    Abraço. BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Ontem o FC Porto fez história culminando uma época memorável, ao fazer o triplete (Campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa).

    Somos o clube português com mais títulos no futebol em Portugal ... 69!!!

    A imprensa de Lisboa fundamentalista diz que temos tantos como o Benfica, pois contam como oficial um título que não é oficial, ou seja a Taça Latina, a grande festa dos clubes da Europa Fascista de Franco e Salazar. A Taça Latina funcionava a convite, e equivale ao que hoje se denominam torneios de pré-época.

    Mas nós portistas, estamos tranquilos, porque se Deus quiser em finais de Agosto ou Setembro já teremos 70 ou 71!

    Quanto ao jogo, foi uma festa muito bonita das gentes do Norte. Muita gente de Guimarães que fizeram a sua festa com os adeptos Portistas.
    A esta festa nem um palhaço faltou ... o João "Pode Ser" Ferreira!

    Foi um jogo com muitos golos, em que os ataques superaram as defesas.

    James foi o Homem do Jogo, e demonstrou que temos ali uma menino para crescer e se afirmar na nossa equipa.

    Foi uma vitória categórica de afirmação de poder do melhor clube português.

    Abraço

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Mais um dia fantástico, numa época para a memória.

    Depois de tantos sucessos, tantas festas, merecidas, poucos treinos e muitas viagens, conseguir ganhar assim, frente a uma boa equipa e que esteve uma semana em estágio, é extraordinário.

    Grandíssimo PORTO!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas !!!

    Contra factos não ha argumentos ... foi uma epoca simplesmente fabulosa a todos os niveis e que ficará sempre na minha memoria.
    Uma palavra para o James, mais uma vez a estrutura do FCP está a milhas dos outros ... o miudo é um craque, tem atitude, não desiste, tem raça e é um jogador á porto.
    O problema é que vamos estar mais de um mês sem futebol, mas pronto ... é vida.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. 69 versus 68!

    O Expresso, o JN, o Jogo e outros consideram 69 títulos para o FC Porto e 68 para o 5enfica. Simplesmente porque a Taça Latina não foi uma competição oficial. Ponto final, não é preciso dizer mais nada.

    Os milhafres têm de se convencer, de uma vez por todas, que o “quero, posso e mando” da “capital do Império” (que eu lembro no post) acabou há muito tempo. Eles podem meter Taça Latina, Eusébio Cup e Taças Guadiana... Nós não precisamos, porque somos gente (e corente!), de incluir Campeonato Intercalar, Taça Ibérica, Taças Monteiro da Costa, Taça Arsenal, Troféu Vitória, Troféu Salvador Correia de Sá, Taça Teresa Herrera, Taça Cidade de Sevilha, Taça Inauguração da Luz (hoje estádios das trevas), etc., etc., etc..

    Os milhafres têm de se convencer que as vitórias do FC Porto não se conquistam para o palmarés, mas para e por ser melhor. O palmarés brilhante do nosso Clube é tão só a consequência de uma superioridade avassaladora. SOMOS MELHORES! O NOSSO DESTINO É VENCER!

    Já agora, se me permite o proprietário do blogue, aí vai a hiperligação para um post meu, em “Bibó Porto, carago!”, com estatística geral (palmarés) e mapas de todos os títulos oficiais conquistados por equipas portuguesas.

    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2011/05/historico-69-versus-68-ultrapassamo-los.html

    Abraço AZUL FORTE.

    ResponderEliminar