Em semana de festejos portistas, pela conquista de mais um título europeu, o quinto do historial, entendi ser justo fazer uma singela homenagem a todos os atletas que inscreveram o seu nome, na lista dos marcadores de golos, em todas as provas da UEFA, desde que o FC Porto se estreou nestas andanças.
462 é o número de golos obtidos pelos 117 atletas portistas que conseguiram introduzir a bola nas balizas adversárias. A este número pode juntar-se mais 8 auto-golos de jogadores adversários, que por infelicidade ou atrapalhação, traíram os seus guarda-redes.
O primeiro golo portista pertenceu a José Maria, em 20 de Setembro de 1956, contra o Atlético de Bilbau, nas Antas, em jogo de estreia, a contar para a primeira-mão da Taça dos Campeões europeus, com derrota por 1-2. O último ainda está fresco na memória de todos os portugueses, foi de Falcao (o melhor artilheiro de sempre) que nos valeu a conquista do Troféu.
Em tantos golos marcados haverá certamente muitos e bons golos. Assim de repente, ressalta-me à memória o histórico calcanhar de Madjer, em Viena e o golo do marroquino Tarik Sektioui, contra o Marselha, no Dragão.
Nesta evocação não estão os golos do Fernando Gomes e do Madjer, marcados contra o Peñarol, na final do Intercontinental, em Tóquio, por se tratar de uma prova da FIFA.
Que belo post ... muito a proposito, parabens.
ResponderEliminarUm abraço
http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/
Grande post, de facto.
ResponderEliminarA confirmar-se a permanência de Falcao (?) e de Hulk - que não nos deve 'fugir' -, estes dois podem muito bem marcar mais e, no caso do brasileiro, aproximar-se do topo desta lista.
Um abraço
Fantástico post.
ResponderEliminarObrigatório partilhar:)
Abraço e bom fim de semana
Paulo
pronunciadodragao.blogspot.com