quinta-feira, 5 de maio de 2011

DUBLIN, POIS ENTÃO!

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)


O FC Porto selou a sua passagem à final da competição europeia, como se esperava, apesar da derrota e da forte réplica do Villarreal, um adversário muito forte que entrou com vontade de fazer a remontada.

Os Dragões sentiram grandes dificuldades, especialmente na primeira meia-hora do jogo, para suster a avalanche atacante dos espanhóis. Helton esteve em evidência, cotando-se como um dos principais obstáculos para que as suas redes fossem violadas.

Porém, tal intensidade atacante aliada a um incompreensível nervosismo portista que lhe tolhia os movimentos, acabaria por dar os seus frutos.

Cani, aos 16 minutos haveria de inaugurar o marcador e relançar as esperanças na recuperação, tal a facilidade com que os amarelos chegavam à área  azul e branca.

Por volta da meia-hora, o FC Porto libertou-se finalmente, subiu no terreno e começou a criar perigo, impondo algum respeito e num lance de contra-ataque, Hulk fez o empate, com alguma sorte à mistura, pois a bola sofreu um desvio num defesa do Villarreal, traindo o seu guarda-redes.

Este golo portista teve o condão de animar as hostes azuis e brancas e desmoralizar as contrárias, pelo que foi sem surpresa que Falcao colocou o Porto na frente do marcador, conseguindo o seu 16º golo na prova, tornando-se no jogador com o melhor registo de golos numa temporada.

O FC Porto passou então a comandar com mais evidência, mas a eficácia da 1ª mão não foi conseguida, perdendo várias boas oportunidades para alargar o marcador.

Disso se aproveitou o Villarreal, que num assomo de orgulho, correspondeu aos incitamentos frenéticos das bancadas, conseguindo a reviravolta no marcador, chegando à vitória, insuficiente contudo para prosseguir na prova.

Destaques para Helton e Guarín, as duas figuras do jogo.
Os Dragões voltam, depois de um interregno de sete anos, a uma final europeia, onde vão encontrar o surpreendente (ou talvez não) Sporting de Braga, adversário que nos colocará bastantes dificuldades.

Estou certo que se o adversário fosse o outro, seriam favas contadas, assim... vamos ter de jogar no máximo das nossas capacidades para termos algumas hipóteses.

5 comentários:

  1. MAIS UMA VITÓRIA, MAIS UMA ALEGRIA! Em complemento, mais uma derrota dos “encornados”, outra alegria…

    Eliminámos uma grande equipa e só uma super-equipa como o FC Porto a podia afastar da competição. O Porto geriu bem a eliminatória ainda que o Villarreal, fazendo o que tinha de fazer, tenha assustado alguns adeptos azuis-e-brancos. Mas a equipa não se assustou. O Villa marcou dois golos irregulares e outro de penalti. O FC Porto, nos momentos adequados soube transmitir aos espanhóis que a “missão era impossível”. Grande exibição de Helton a fazer uma época de sonho. Guarín esteve excelente, bem acompanhado por Hulk, Falcão e James. Hoje não gostei de Otamendi.

    Uma final nortenha em Dublin é um acontecimento fantástico. Os vermelhos foram mandados para o lugar deles. Têm o que merecem, “mai” nada... Uma Final é para se ganhar; não há vitórias antecipadas. É preciso continuar a lutar e fazer bem para sairmos triunfantes. O dia 18 será um dia grande para o futebol português. Mais uma taça UEFA está a caminho. Que a viagem seja para o PORTO.

    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. submarino ao fundo! :)

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo I

    ResponderEliminar
  3. Não foi com sombrero, mas que interessa isso, quando a eliminatória nunca esteve em perigo e passou a melhor equipa?

    Época para a memória e atenção que já tivemos muitas...

    A arrogância e a megalómania foi triturada.

    Parabéns à estrutura do F.C.Porto, na pessoa do seu Presidente.

    Ao técnico e equipa técnica.

    Aos médicos e enfermeiros.

    E aos adeptos, fantásticos que nunca deixaram a equipa caminhar sozinha.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Ontem como se esperava, os espanhóis entraram muito agressivos, e a fazer uma enorme pressão sobre a equipa de arbitragem. Nos primeiros 25 minutos passamos por dificuldades, fruto do pressing desta equipa de grande qualidade. Acabaram por conseguir marcar, apesar de Helton e Otamendi, nomeadamente, estarem imperiais na defesa.

    Depois de sofrermos o golo partimos para cima, e demos a reviravolta no marcador, e estivemos perto do 3-1, mas fruto das lesões, e da substituição necessária de Moutinho, acabamos por permitir ao Villarreal vencer a partida.

    Falcao, Guarin e Hulk fizeram um excelente jogo.
    Falcao bateu o recorde de golos numa só edição da UEFA Europa League ou Taça UEFA, estabelecido por Jürgen Klinsmann há 15 anos, ao elevar a sua contabilidade para 16 na caminhada do FC Porto rumo à final.

    Fizemos história, e estamos mais uma vez, passados 7 anos numa final europeia!

    Uma palavra de apreço para os bravos adeptos do Porto que foram apoiar a equipa.

    A nossa equipa continua a fazer uma época de sonho, e esperamos todos que culmine com a conquista da Liga Europa e Taça de Portugal.

    Parabéns ao Braga e a Domingos ... o ídolo que fez o nosso treinador entrar nas lides do futebol.

    Sem ironias, concordo que o Braga será mais difícil de bater numa final que o Benfica, uma vez que é uma equipa muito consistente defensivamente, e que consegue "guardar" vantagens mínimas.

    Um abraço e bom fim de semana,

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    PS
    Este fim de semana em Águas Santas podemos escrever mais uma página bonita na história do nosso clube. Caso vençamos os locais, seremos tricampeões nacionais de andebol.

    ResponderEliminar
  5. Boas,

    Uma derrota com um agradavel saber a vitoria rumo a Dublin.
    Há derrotas que são importantes, como na minha optica com o Sevilha que nos faz cair na realidade e não viver de uma ilusão ou do passado como muitos. No caso de ontem acho que AVB esteve mais uma vez á altura, deu responsabilidade a Moutinho e mentalizou os jogadores para não entrarem em panico se por ventura o villareal começasse a marcar e foi isso que se viu. De resto controlamos o jogo como se impunha e carimbamos o bilhete para mais uma final europeia.

    Uma palavra para um miudo que se tornou um homem e um grande trinador de futebol. Domingos Paciencia.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar