domingo, 22 de maio de 2022

DRAGÕES ENCERRAM TEMPORADA COM DOBRADINHA

 


















FICHA DO JOGO






























SISTEMA TÁCTICO
























O FC Porto confirmou o favoritismo que recaía sobre si, vencendo de forma clara e inequívoca o Tondela, equipa que acabou a época a baixar de escalão.

O onze titular portista apresentou apenas a alteração tradicional do guarda-redes (Marchesín em vez de Cláudio Ramos), relativamente ao jogo anterior, frente ao Estoril.






















Os Dragões não deram hipóteses ao Tondela que acalentavam ténues esperanças de contrariar o favoritismo natural da equipa portuense, para fazerem história.

Os recentes campeões nacionais entraram no jogo cientes da sua superioridade, obrigando o adversário a dedicar-se exclusivamente às tarefas defensivas, baixando muito o seu bloco.

Não foi fácil derrubar o muro, tanto mais que os azuis e brancos iam mantendo um ritmo brando, com muita posse, muita troca de bola, mas sem grandes oportunidades de marcar, ainda que aos 7 minutos Pepê tenha sido derrubado à margem das leis, por Sagnan sem que árbitro e VAR tenham assinalado a infracção. 

Oito minutos depois, o árbitro Rui Costa preparava-se para voltar a ignorar falta grosseira dentro da grande área (mão na bola clara de Marcelo Alves, numa disputa com Otávio), preparando-se para assinalar canto contra o Tondela. O VAR chamou à atenção para o lance que acabou por ser visionado pelo árbitro. Após longa análise, lá se decidiu pela marcação da respectiva grande penalidade. Mehdi Taremi, na linha dos onze metros não perdoou (22').

Até ao intervalo, o FC Porto voltou a criar perigo com Evanilson a desperdiçar por pouco, já em tempo de desconto.

Na etapa complementar a equipa portista entrou mais objectiva e perigosa, mas também algo perdulária. Pepê, aos 48 minutos teve a baliza à sua mercê e fez o mais difícil atirando contra o corpo do guarda-redes.

O dilatar da vantagem chegaria no entanto aos 52 minutos por Vitinha, a concluir uma bela jogada ofensiva. 

A maior clarividência portista originou nova grande penalidade, desta vez prontamente assinalada por Rui Costa a castigar nova falta de Sagnan sobre Pepê, só que Taremi não aproveitou atirando ao poste.

O Tondela reagiu bem a este falhanço e aos 73 minutos reduziu no único remate à baliza portista, numa falha defensiva, fazendo renascer as esperanças nas hostes da equipa beirã.

Quem não foi na cantiga foi Taremi que na resposta voltou a repor a diferença no marcador com um belo remate, completamente indefensável.

Vitória clara e justa que carimba a 18ª Taça de Portugal  e a 9ª dobradinha da história portista.

Sem comentários:

Enviar um comentário