terça-feira, 14 de janeiro de 2020

MISSÃO CUMPRIDA
















FICHA DO JOGO





























SISTEMAS TÁCTICOS



























O FC Porto garantiu a sua passagem às meias-finais da Taça de Portugal ao bater o Varzim, equipa do escalão secundário, por um magro 2-1, numa exibição tão pálida quanto a cor do equipamento utilizado (amarelo?!!), perante um adversário ambicioso, competente, às vezes atrevido, mas obviamente sem os mesmos argumentos.

O técnico portista aproveitou para fazer 7 alterações ao onze titular, ficando desde logo impedido de utilizar Pepe e Nakajima, por lesão e Corona, a cumprir castigo.

























Esperava-se um jogo não tão complicado, em função da diferença óbvia de valores, mas a equipa portista, ainda que muito alterada na sua composição não foi capaz de impor uma toada demolidora, que estava ao seu alcance, deixando-se arrastar pelo relvado, tornando o espectáculo algumas vezes deprimente.

É verdade que criou as primeiras boas oportunidades de fazer funcionar o marcador , por Sérgio Oliveira aos 5' e Wilson Manafá aos 19', ambos com finalização deficiente (bola muito por cima da barra), mas a falta de ligação, os passes errados e a menor lucidez já eram patentes.

Ainda assim Soares adiantou os Dragões à passagem do minuto 28, na conclusão de uma recuperação de bola a meio campo, apanhando a defensiva poveira desposicionada. Fábio Silva lançou Sarávia na direita, o argentino cruzou na direcção de Otávio e este, depois de dominar a bola tocou de calcanhar para trás, onde surgiu Soares a aplicar o remate certeiro.

Pensava-se que o golo poderia funcionar como alento para a equipa da casa partir para uma exibição mais fulgurante, mas a verdade é que a equipa do Varzim, sempre bem organizada não permitiu grandes veleidades. Servida de atletas habilidosos e sem complexos, a equipa poveira conseguiu mostrar apontamentos técnicos e tácticos interessantes, complicando a progressão dos jogadores portistas.

Aos 36 minutos, na sequência de um livre directo a castigar falta de Mbemba, Hugo Gomes, com uma bomba repôs a igualdade.

Os Dragões sentiram-se feridos e quatro minutos depois responderam também de bola parada. Sérgio Oliveira cobrou um livre para a área varzinista, onde apareceu Marcano a cabecear e dar o melhor seguimento, fazendo o 2º golo do FC Porto.

No segundo tempo a exibição portista foi ainda mais cinzenta. O Varzim dividiu mais o jogo, mas diga-se em abono da verdade que nunca pôs em perigo a baliza de Diogo Costa. Mesmo sem brilho, coube ao FC Porto as melhores ocasiões para dilatar o marcador.  Soares aos 65' e Alex Telles, de livre directo aos 88', estiveram perto do golo.

Passagem às meias-finais justa apesar de tudo, num jogo que foi presenciado por uma plateia bastante escassa, e onde foi possível assistir à estreia do jovem Vítor Ferreira, uma promessa da formação portista.

Sem comentários:

Enviar um comentário