sábado, 11 de janeiro de 2020

DESTA VEZ DEU PARA OFERECER DOIS GOLOS E GANHAR!

















FICHA DO JOGO





























SISTEMAS TÁCTICOS



























Duas falhas defensivas obrigaram o FC Porto a apelar a todo o esforço e eficácia para levar de vencida a aguerrida equipa do Moreirense, num reduto onde os Dragões não ganharam nas 4 épocas anteriores.

Impedido de utilizar a dupla de centrais habituais, Pepe (por lesão) e Marcano (castigo por ter completado 5 cartões amarelos), Sérgio Conceição teve de recorrer à dupla já utilizada noutras competições, formada por Mbemba e Diogo Leite. Foram aliás as únicas alterações, em relação ao jogo anterior.

























Ciente das dificuldades que habitualmente encontra nesta deslocação, a equipa portista nem por isso conseguiu entrar devidamente concentrada, sofrendo o primeiro revés logo aos 3 minutos, num lance bastante caricato. Marega «atropelou» Nakajima, a bola sobrou para um adversário que de imediato lançou a para a direita onde Fábio Abreu recolheu, caminhando para a baliza e beneficiando de duas abordagens infelizes, primeiro de Diogo Leite e de seguida de Mbemba, acabando por bater o desamparado Marchesín.

Foram cerca de 15 minutos de futebol sem nexo, com muitos passes falhados contra um futebol bem mais criterioso, lúcido e consistente, a deixar no ar mais uma deslocação falhada.

Depois desse período cinzento, o FC Porto lá conseguiu recompor-se, com Nakajima a inventar espaços e a fazer os seus companheiros entrar definitivamente na partida.

O golo do empate acabaria por surgir num lance já peculiar. Cruzamento da direita de Corona a solicitar a desmarcação de Soares, que de cabeça desviou a bola para as redes, deixando Pasinato pregado ao relvado (32').

Embalados pela igualdade, os Dragões foram à procura da reviravolta no resultado, objectivo conseguido aos 39 minutos, de grande penalidade convertida por Alex Telles, resultante de uma falta grosseira sobre Corona, que o árbitro não assinalou de imediato, tendo sido avisado pelo VAR. Soares Dias foi visionar o lance, corrigindo a sua decisão.

O FC Porto parecia ter a partida controlada até que aos 44 minutos sofreu novo golo caricato. João Aurélio cruzou para a área portista, a bola passou pelos dois centrais, bateu no relvado ganhando um efeito que a fez encaminhar para a baliza, enganando Marchesín, que tal como os seus companheiros não ficou nada bem na fotografia.

Depois do intervalo a partida perdeu alguma qualidade, o Moreirense mostrou-se mais permeável, enquanto os azuis e brancos foram ganhando supremacia. As oportunidades começaram a surgir e com isso os golos apareceram de forma natural.

Luis Díaz, entrado a substituir o apagado Uribe (59'), depois de algumas jogadas prometedoras, chegou ao golo, ao desviar com a coxa, mais um cruzamento de Corona (72').  

O mexicano viria a assinar o tento mais espectacular do encontro. Bola conduzida por Luis Díaz até à entrada da área, assistência para Corona que recepcionou mal a bola, mas teve a frieza e a classe para de imediato rematar e dar o caminho certo para a baliza, conseguindo um belo remate.

Vitória justa quanto difícil, principalmente pela menor concentração da defesa portista ao sofrer dois golos muito consentidos e sobretudo caricatos.


Sem comentários:

Enviar um comentário