quarta-feira, 12 de setembro de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 252













ATRACA - Goleador Nº 252

Concretizou 3 golos em 159 jogos com a camisola do FC Porto, ao longo de 7 temporadas ao seu serviço (1962/63 a 1968/69).

João Eleutério Luiza Atraca, nasceu no dia 10 de Julho de 1940, em Faro. Começou a dar os primeiros pontapés na bola nas escolas de formação do S.C. Farense. Esteve uma temporada no Louletano (1959/60), para jogar como sénior, regressando na temporada seguinte.

As suas boas performances despertaram o interesse dos responsáveis portistas que o contrataram para a época de 1962/63.

























Com o treinador húngaro Janos Kalmar ao leme do comando técnico e uma forte concorrência no sector defensivo, Atraca teve de penar e lutar muito para ganhar a titularidade, que só aconteceu, de forma definitiva na sua terceira época de Dragão ao peito.

De baixa estatura, era no entanto um defesa muito competente e muito difícil de ultrapassar, colmatando essa sua característica física com uma elevada capacidade de impulsão, que lhe permitia dominar o espaço aéreo, mesmo contra adversários bem mais altos. Aliava ainda uma energia, raça e espírito de luta, verdadeiramente extraordinários.

A sua estreia com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 26 de Maio de 1963, no Estádio do Mar, em Matosinhos, frente ao Leixões, em jogo da 2ª mão, da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, com vitória portista, por 2-0.

Como já referi, foi duas temporadas depois (1964/65), sob a orientação técnica do brasileiro Otto Glória, que Atraca viu reconhecidos os seus méritos, tornando-se num dos atletas mais utilizados. Esteve em todas as jornadas do Campeonato nacional, estreando-se nesta prova no dia 11 de Outubro de 1964, no Campo da Amorosa, em Guimarães, frente ao Vitória local, em jogo da 1ª jornada, com empate sem golos.

Golos não era o forte de Atraca. Obteve apenas 3 ao longo das 7 temporadas. O seu primeiro aconteceu no dia 28 de Fevereiro de 1965, no Estádio Municipal de Coimbra, frente à Académica, em jogo da 19ª jornada do Campeonato Nacional, na goleada portista, por 4-1. Atraca teve o condão de restabelecer a igualdade (1-1), aos 18 minutos, em resposta ao golo de abertura dos estudantes, por Rocha, aos 7 minutos.

Curiosamente, ou não, o defesa portista só marcou em jogos do campeonato nacional. Foi necessário esperar até ao dia 11 de Fevereiro de 1968 para conseguir novo golo. Desta vez para atenuar a derrota averbada no Estádio do Mar, na 15ª jornada, por 2-1, frente ao Leixões. Atraca apontou o golo de honra aos 86 minutos.

O seu último golo, de azul e branco vestido, aconteceu no dia 16 de Fevereiro de 1969, no Estádio das Antas, frente ao Atlético, em jogo da 19ª jornada, com goleada portista, por 4-1. Atraca fez o último golo da partida aos 81 minutos.

Atraca foi mais um dos atletas de grande valor que não teve a felicidade de festejar títulos, como merecia. Ao longo das sete temporadas, teve no entanto uma excepção com o triunfo da Taça de Portugal na temporada de 1967/68.

A foto que se segue, foi captada nesse dia glorioso, de 16 de Junho de 1968, no Estádio Nacional, que pôs frente a frente FC Porto e Vitória de Setúbal, com vitória azul e branca, por 2-1:







































No final da temporada de 1968/69, Atraca regressou ao Farense, ajudando à sua primeira subida de Divisão, em 1969/70.  No final da época de 1972/73 e em conflito com o treinador da altura, o defesa central mudou-se para o Odemirense, tornando-se campeão Distrital no cargo de jogador/treinador.

Um acidente de viação, poria termo à sua vida, numa altura em que o Odemirense seguia bem classificado na 3ª Divisão Nacional, Série F.

Palnarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Taça de Portugal (1967/68)

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário