quarta-feira, 5 de setembro de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 251













ANTÓNIO ELEUTÉRIO - Goleador Nº 251

Apontou 3 golos em 63 jogos, com a camisola do FC Porto, ao longo das 5 temporadas ao seu serviço (1952/53 a 1956/57).

António Eleutério dos Santos, nasceu no dia 10 de Fevereiro de 1928, em Lisboa. Fez a sua formação no Clube Oriental de Lisboa, clube que o lançou na equipa principal, onde assumiu o comando do meio campo, tornando-se um dos imprescindíveis da equipa.

Rumou ao FC Porto na temporada de 1952/53, então treinado pelo argentino Lino Taioli, estreando-se oficialmente no dia 19 de Outubro de 1952, no Estádio das Antas, frente ao Sporting, em jogo da 4ª jornada do Campeonato nacional, que terminou com um empate  de 1-1. Eleutério foi o autor do golo portista aos 90 minutos, restabelecendo a igualdade, na resposta ao golo leonino marcado no minuto anterior.

























Eleutério era um médio sem grande apetência para finalizar, mas voltaria a marcar na semana seguinte,  dia 26 de Outubro, no Estádio José Manuel Soares, em Lisboa, frente ao Belenenses, em novo empate, por 1-1. Desta vez o médio portista inaugurou o marcador aos 60 minutos e Matateu haveria de igualar aos 75 minutos.

Foram os primeiros golos de azul e branco vestido e só voltaria a festejar um golo seu,  na 5ª e última temporada de FC Porto.

A foto abaixo foi captada no Estádio do Jamor, no dia 28 de Junho de 1953, na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, jogo que o FC Porto perderia por 5-0:
























A melhor fase da sua carreira ocorreu na temporada seguinte (1953/54). Impôs-se como titular, fez belas exibições e foi internacional A, numa altura em que um jogador portista para representar a selecção nacional, tinha que se evidenciar muito, mas muito mais que os dos clubes da capital (ver aqui).

Alinhou em 28 dos 30 jogos do FC Porto, nessa temporada, sendo que jogou todos os do Campeonato nacional, falhando apenas dois jogos da Taça de Portugal.

O último golo ao serviço do FC Porto, aconteceu no dia 17 de Março de 1957, no Campo Carlos Salema, em Marvila, frente ao seu anterior clube, o Oriental, em jogo da 25ª e penúltima jornada do Campeonato nacional, com vitória portista por 3-0. Eleutério fez o 2º golo, aos 62 minutos, numa temporada em que só alinhou em dois jogos.















Na época seguinte transferiu-se para o vizinho Salgueiros, clube onde pôs ponto final à carreira de futebolista.

Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):

1 Campeonato nacional (1955/56)
1 Taça de Portugal (1955/56)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário