ALBERTINO - Goleador Nº 148
Apontou 10 golos em 57 participações com a camisola do FC Porto, ao longo das três temporadas ao seu serviço (1979/80 a 1981/82).
Albertino Eduardo Ferreira Ventura Pereira, nasceu no dia 23 de Janeiro de 1950, em Aldoar, Porto.
Começou a praticar futebol nas escolas de formação do Leixões, clube onde se tornou profissional, jogando na primeira equipa até ao final da temporada de 1975/76.
As suas qualidades e performances atraíram os dois emblemas mais representativos da cidade do Porto, mas foi o Boavista, treinado por José Maria Pedroto, a conseguir o seu concurso, apesar de ter integrado os Dragões numa digressão de final de época.
No Bessa, Albertino evidenciou todo o seu potencial, chegando mesmo à selecção nacional. Com a mudança do técnico para as Antas, o promissor atleta seguiu-lhe as pisadas na temporada de 1979/80.
A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no Estádio das Antas, no dia 15 de Setembro de 1979, frente ao Vitória de Setúbal, em jogo a contar para a 4ª jornada do campeonato nacional, com vitória portista, por 3-1.
A imagem que se segue é uma das várias possíveis, com Albertino a titular.
Os anos de azul e branco vestido não foram maus, mas podiam ter sido melhores. Com a saída de Pedroto e entrada do técnico austríaco Herman Stessl, Albertino começou a perder espaço para Mike Walsh, recém contratado e a perder o encanto pelo futebol, chegando mesmo a equacionar o fim da sua carreira.
A ideia inicial era terminar nas Antas e dedicar-se ao seu primeiro amor, a pintura, mas as pessoas do Marítimo convenceram-no a continuar no futebol, defendendo o seu emblema na época de 1982/83. Seguiu-se uma passagem episódica pela Sanjoanense e o fim da carreira.
Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):
Supertaça Cândido de Oliveira (1980/81)
Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar
Sem comentários:
Enviar um comentário