quarta-feira, 9 de setembro de 2015

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 117













BERNARDO DA VELHA - Goleador Nº 117

Apontou 14 golos em 72 jogos, com a camisola do FC Porto, durante as 5 temporadas ao seu serviço (1964/65 a 1968/69).

Bernardo Oliveira da Velha nasceu no dia 29 de Janeiro de 1942, na então Província Ultramarina da Guiné.

O FC Porto foi buscá-lo ao rival Sporting na temporada de 1964/65, ele que apenas conseguira jogar nas equipas de reservas da equipa lisboeta.

O treinador portista de então Otto Glória, não lhe deu muitas oportunidades. Fez apenas dois jogos durante a primeira época de azul e branco vestido com a estreia oficial a acontecer no dia 4 de Outubro de 1964,  no Estádio das Antas, frente ao Benfica, em jogo da 2ª mão dos 16 avos-de-final, da Taça de Portugal, com empate a um golo, resultado insuficiente para desfazer a derrota da 1ª mão, na Luz, por 4-1.

Voltaria à equipa sete dias depois, no jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional, no Campo da Amorosa, em Guimarães, frente ao Vitória local, com novo empate, mas sem golos.

Otto Glória não mais o voltaria a chamar.


Na época seguinte, com novo técnico, o também brasileiro Flávio Costa, Bernardo não conseguiu impor-se face à nova concorrência. O FC Porto tinha reforçado o seu ataque com o brasileiro Amaury e o ex-Académica Manuel António.

O resultado foi mais uma época longe da titularidade. Apenas um jogo em toda a época foi tudo o que conseguiu. Perdão, conseguiu também estrear-se a marcar, na vitória portista por 3-2, no Estádio do Mar, frente ao Leixões, em jogo da 2ª jornada do Campeonato nacional.

A chegada de José Maria Pedroto, ao comando técnico do FC Porto, trouxe ao atleta novas oportunidades de afirmação. Foi utilizado em 18 dos 38 jogos da equipa e alcançou a marca de 9 golos.

Os Dragões continuaram sem vencer títulos mas o «mestre» começava a produzir o trabalho de base para que tal viesse a acontecer. Em 1967/68, foi-se o Campeonato mas a Taça de Portugal veio para as Antas (a vitória anterior era já do tempo de 1957/58) e Bernardo da Velha, sem conseguir ainda um lugar de titular indiscutível, voltou a contribuir, com 19 jogos, mas apenas 1 golo. Pedroto tinha-lhe confiado a tarefa de defender, em vez de atacar, colocando-o a central. 

A foto dessa final em que foi titular:






















A época de ouro deste atleta foi precisamente a última ao serviço do FC Porto (1968/69). Foi titular em todos os 26 jogos do Campeonato, utilizado como defesa direito, lugar que Bernardo da Velha desempenhou com muita segurança e categoria, fazendo na perfeição o vai-vem, defesa ataque, com toda a eficiência. Mesmo recuado ainda conseguiu concretizar 3 golos.


A época não acabaria da melhor maneira. A quatro jornadas do fim, na liderança do Campeonato, Pedroto envolveu-se num conflito com 4 jogadores, que foram postos à margem, enfraquecendo a equipa. O inevitável aconteceu. O FC Porto perdeu o campeonato e Pedroto não acabou a época.

O romeno Elek Schwartz foi o seu sucessor, para a época seguinte. Gualter foi contratado ao Vitória de Guimarães, com Bernardo da Velha a servir de moeda de troca.

Na cidade berço jogou duas temporadas (1969/70 e 1970/71), mudou-se depois para a cidade do Porto, para envergar a camisola do Boavista (1971/72 a 1973/74). Em 1974/75 representou o Sp. Espinho e terminou a carreira ao serviço do Leixões, em 1975/76.

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):
1 Taça de Portugal (1967/68) 

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

1 comentário:

  1. Bom trabalho. Gostei de ver Bernardo da Velha como jogador do F C Porto e a vitória da Taça de 68 foi um marco, naquele tempo!
    Armando Pinto

    ResponderEliminar