segunda-feira, 24 de novembro de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 82












PRATAS - Goleador Nº 82

Apontou 24 golos em 45 jogos com a camisola do FC Porto, durante as três temporadas ao seu serviço (1940/41 a 1942/43).

Carlos Joaquim Pratas, nasceu no dia 1 de Janeiro de 1916, algures em Portugal (supostamente na zona de Lisboa)  e já não se encontra entre os vivos.

São quase inexistentes as informações disponíveis sobre este atleta e tudo o que consegui apurar é que terá tido os primeiros contactos com a bola de futebol a sério, em meados dos anos 30, no Carcavelinhos Football Clube, que por fusão com o União Foot-ball Lisboa, em 1942, deu origem ao Atlético Clube de Portugal.

Pratas jogou cerca de cinco temporadas no Carcavelinhos, no fim das quais se transferiu para o FC Porto, na época de 1940/41, protagonizando a primeira transferência daquele clube para os Dragões.























De azul e branco vestido, Pratas fez a sua primeira aparição oficial, no dia 20 de Outubro de 1940, no Campo da Constituição, frente ao Boavista, em jogo a contar para a 3ª Jornada do Campeonato Regional do Porto, com gorda vitória portista por 7-1, com o avançado portista a inaugurar o marcador e a fazer também o 5º golo. Nesta competição haveria de fixar o registo de 27 jogos realizados e 25 golos marcados, sendo  duas vezes Campeão Regional, das três participações.

Na competição de nível nacional, mais precisamente o Campeonato Nacional, Pratas estreou-se no dia 29 de Dezembro de 1940, no Campo do Lumiar, em Lisboa, contra o Sporting, em jogo a contar para a 1ª Jornada, com derrota pesada, por 5-1. 

Consta que foi dele o primeiro Hat-trick frente ao Benfica, a 30 de Março de 1941, no Campo do Lima.


E ao cabo de 82 apresentações aconteceu o insólito de não poder apresentar a fotografia do atleta, por não ter encontrado alguma, com o mínimo de qualidade exigível. Pelo facto apresento as minhas desculpas.

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar; ZeroaZero. 

Sem comentários:

Enviar um comentário