sábado, 31 de maio de 2014

PARTICIPAÇÃO PORTISTA NO MUNDIAL DO MÉXICO/1986

Depois da estreia portuguesa em fases finais do Mundial, em Inglaterra, foram necessários 20 anos para que a equipa nacional pudesse repetir a façanha.

O México foi o palco do certame e o FC Porto esteve representado em larga escala, com 8 jogadores seus, 6 no plantel português, um na selecção da Polónia e outro na selecção da Argélia.

O seleccionador/treinador era o «Magriço» José Torres, que estivera como atleta, na fase final do Inglaterra/1966 e escolheu um lote de 22 jogadores constituídos por, seis jogadores do FC Porto (João Pinto, Inácio, André, Jaime Magalhães, Futre e Fernando Gomes); dois do Boavista (Frederico e Ribeiro); sete do Benfica (Bento, A. Oliveira, Veloso, Álvaro, Carlos Manuel, Diamantino e Rui Águas); quatro do Sporting (Damas, Morato, Jaime Pacheco e Sousa); três do Belenenses (Jorge Martins, José António e Sobrinho).

Veloso acabou por ficar de fora face a um controle anti-doping positivo e foi substituído por Bandeirinha, da Académica.







































Dos seis jogadores lusos, do FC  Porto só João Pinto não saiu do banco.

Inácio cumpriu os 90 minutos dos três jogos disputados:






André participou nos dois primeiros jogos (90'+73'):





Jaime Magalhães participou nos dois últimos (17'+90'):





Paulo Futre interveio nos três jogos (17'+45'+90'):







Fernando Gomes esteve também nos três jogos (73'+45'+90'):






A Polónia que fez parte do Grupo de Portugal, logrou avançar para os oitavos-de-final, onde seria derrotada pelo Brasil.

O guardião portista J. Mlynarczyk esteve presente nos quatro jogos, perfazendo os 360':






A Argélia do «nosso» Rabah Madjer também não foi além da fase de grupos, mas o avançado argelino esteve nos três jogos (32'+90'+90'):






1 comentário: