segunda-feira, 15 de abril de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 2000) - PARTE XXII












Hoje regressamos à rubrica dos INTERNACIONAIS PORTISTAS PORTUGUESES, para elencar o último e mais recente dos atletas, que enquanto jogadores do FC Porto, vestiram a camisola da equipa nacional.

Miguel Lopes - 110º Internacional: Conta com 4 internacionalizações pela Selecção principal de Portugal (1 pelo SC Braga e 3 pelo FC Porto). A sua estreia aconteceu no dia 2 de Junho de 2012, em Lisboa, num jogo amigável frente à Turquia, com derrota por 1-3.

Enquanto jogador do FC Porto, voltou à Selecção para concretizar a sua 2ª internacionalização, em 15 de Agosto de 2012, em Faro, contra o Panamá, em mais um jogo amigável, desta vez com vitória por 2-0.

Natural de Lisboa, Miguel Lopes começou a sua carreira nas escolas de formação do Clube Desportivo dos Olivais e Moscavide, que representou até à temporada de 2002/03.

Na época seguinte mudou-se para o Alverca, onde completou a sua formação, terminando nos Sub-19, em 2004/05.

Seguiu-se a equipa B do Benfica, em 2005/06, e na temporada seguinte o Clube Operário, dos Açores, um clube dos escalões inferiores, onde realizou excelentes exibições, despertando o interesse do Rio Ave, na altura na Liga de Honra, revelando-se como primeira escolha para a posição de defesa direito, tendo disputado 24 jogos e apontado 2 golos, ajudando a equipa a ser promovida ao escalão principal. Aí permaneceu até à temporada de 2008/09, com excelentes performances, especialmente na primeira metade do campeonato, que fez despertar o interesse de vários emblemas, entre os quais o dos Dragões, que viram nele a solução ideal para reforçar o lado direito da defesa.

Miguel Lopes assinou contrato com o FC Porto por 4 anos, em 22 de Janeiro de 2009, mas continuou até ao final da época no Rio Ave.

A estreia oficial com a camisola portista só aconteceria porém, cerca de um ano mais tarde, mais precisamente em 5 de Janeiro de 2010, no Estádio do Dragão, frente ao Leixões, em jogo da 1ª jornada da Taça da Liga, com vitória por 1-0, prova destinada a dar rodagem aos atletas do plantel portista menos utilizados. 

Miguel Lopes nunca se conseguiu impor como titular, apesar de ter participado na conquista de uma Taça de Portugal e de uma Supertaça.

Jogador com potencial e qualidades, mas também com demasiada ansiedade, pouco controlo emocional e alguma imaturidade, foi perdendo espaço com a chegada de André Villas-Boas ao comando técnico da equipa portista, tendo sido emprestado em Janeiro de 2011 ao Bétis de Sevilha, onde conseguiu uma performance bastante regular, contribuindo para o regresso daquele clube à 1ª Liga espanhola.

No início da época de 2011/12, o FC Porto optou por emprestá-lo ao SC Braga, onde confirmou o seu crescimento, assumindo-se como um defesa lateral seguro a defender e forte no apoio ao ataque, realizando uma temporada muito positiva, que levou Paulo Bento a chamá-lo à Selecção nacional e a integrá-lo no grupo que esteve na fase final do Euro/2012, onde no entanto não foi utilizado.

Regressou ao plantel portista esta temporada (2012/13), iniciando a época como titular, tendo participado na conquista de mais uma Supertaça, mas acabou por perder o lugar para o internacional brasileiro Danilo e, em Janeiro de 2013, na reabertura do mercado, foi envolvido na troca com Izmaylov, passando desde então a representar o Sporting CP.

Enquanto jogador do FC Porto Miguel Lopes participou em 28 jogos, tendo concretizado 1 golo, conforme mapa estatístico que se segue:









Palmarés ao serviço do FC Porto:
2 Supertaças Cândido de Oliveira (2008/10 e 2011/12)
1 Taça de Portugal (2009/10)




























Fontes: Transfermarkt.co.uk; ZeroZero.pt e Base de dados pessoais e actualizados de Rui Anjos.

2 comentários:

  1. Na postagem do mais recente artigo no meu blogue Memória Portista, lembrei-me de uma coisa, que não tenho a certeza se tem sido contabilizado neste belo e perfeito estudo. O Albertino, além de ter sido internacional A e Esperança quando representava o Leixôes e Boavista, também foi Internacional pela Seleção B já quando vestia a camisola do F C Porto, conforme pode verificar.

    Isto apenas porque não tenho a certeza se chegou a incluir.
    Abraço.

    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  2. Amigo Armando Pinto, este trabalho contempla apenas e só os internacionais portistas que o foram ao serviço das Selecções A dos seus países.

    Albertino, bem como um conjunto apreciável de outros valorosos atletas portistas que não chegaram à selecção principal, enquanto atletas do FC Porto, não cabem nesta rubrica.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar