quarta-feira, 10 de abril de 2013

DRAGÃO CATEDRÁTICO - SABIA QUE...


















...Se comemora este mês o 102º aniversário da conquista, pelo FC Porto, da Taça José Monteiro da Costa?

Ao contrário do que é informado no facebook oficial do Clube, este não foi o primeiro Troféu a dar entrada no FC Porto.


TAÇA JOSÉ MONTEIRO DA COSTA

Troféu em prata, instituído por um grupo de associados do FC Porto, constituído por José Fernandes da Silva, José Bacelar, Fróis Cruz, Ivo Lemos, Vitorino Pinto, Marques da Silva e Adelino Costa, para homenagear o seu presidente José Monteiro da Costa, a Taça somente seria entregue a título definitivo ao clube que vencesse por três vezes consecutivas, recebendo uma réplica da mesma, os vencedores de cada edição.

A prova era destinada às segundas categorias e as equipas participantes só poderiam apresentar jogadores portugueses.

Disputaram-se seis edições e o FC Porto venceu cinco (1910/11, 1911/12, 1913/14, 1914/15 e 1915/16) enquanto a Académica de Coimbra venceu uma (1912/13), impedindo os azuis e brancos de receberem o troféu mais cedo. Tal só aconteceu na última edição (1915/16).

Apesar da prova ser aberta à participação das equipas do Norte (aquém Mondego), na primeira edição (1910/11) participaram apenas o FC Porto, Boavista FC e Leixões SC. O FC Porto triunfou, vencendo o Leixões na final, por 1-0.



















Na imagem, da esquerda para a direita, em cima: Elísio Bessa, Manuel Valença e Vitorino Pinto; ao meio: Mário Maçãs, Adelino Costa e Magalhães Bastos; Em baixo: José Bacelar, Camilo Moniz, Carlos Megre, João Cal e Ivo Lemos.


Na segunda edição (1911/12), para além dos três clubes, participou também a Académica de Coimbra. Nova vitória portista que defrontaram e venceram a Académica, na final, por 5-3.





















Na imagem, da esquerda para a direita, de pé: Magalhães Bastos, Manuel Valença e Vitorino Pinto; De joelhos: Adelino Costa e Camilo Figueiredo; Sentados: Camilo Moniz, Henrique Penafort, Mário Maçãs, Carlos Megre, Vidal Pinheiro e Ivo Lemos.


Na terceira edição (1912/13), participaram os mesmos 4 clubes da edição anterior, com vitória da Académica de Coimbra que derrotou o FC Porto na final, por 3-1, adiando por isso a entrega em definitivo do troféu, aos azuis e brancos.



















Na quarta edição (1913/14) voltou a repetir-se a participação dos já habituais 4 participantes. O FC Porto resgatou o título, vencendo na final, em Coimbra, a Académica, por 3-1.


























Na quinta edição (1914/15), apenas se inscreveram o FC Porto, o Leixões e o Académico do Porto. Nova vitória portista que na final derrotou o Académico do Porto, por 4-3.

Na sexta e última edição (1915/16), participaram o FC Porto, o Leixões, o Académico do Porto e o Salgueiros. Na final o FC Porto defrontou e derrotou o Boavista, por 2-0, arrecadando definitivamente a Taça José Monteiro da Costa, por ter vencido a prova por três vezes consecutivas.























Fonte: Futebol Clube do Porto - Fotobiografia, de Rui Guedes

1 comentário:

  1. EXCELENTE, excelente post, Amigo!
    E claro que não, este troféu não foi o primeiro conquistado pelo FC Porto. Também já tinha notado o grave erro.
    Não seria obrigação do clube informar bem?
    Grande abraço.
    Fernando Moreira

    ResponderEliminar