segunda-feira, 1 de abril de 2013

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE LIX












Abdoulaye Ba - Internacional E59: Envergou a camisola da Selecção principal do Senegal por 6 ocasiões (4 pela Académica de Coimbra e 2 pelo FC Porto). A sua estreia aconteceu em Durban, no dia 29 de Fevereiro de 2012, num jogo de carácter amigável, frente à África do Sul, com empate sem golos.

Enquanto jogador do FC Porto, voltaria à Selecção principal, para concretizar a sua 5ª internacionalização, no dia 14 de Novembro de 2012, em Niamey, frente à congénere do Níger, em mais um jogo amigável e com novo empate, desta vez por 1-1.

Natural de Saint-Louis, Senegal, começou a sua carreira de futebolista num clube da sua terra natal, o ASC La Linguère. Aos 16 anos e já com uma envergadura física de respeito (1,97 m e 79 kg de peso), estreou-se na equipa titular que disputava a primeira divisão senegalesa e rapidamente se fixou na equipa.

Cerca de um ano depois (2008), descoberto por um empresário luso, chegou a Portugal para ingressar no plantel júnior do FC Porto, numa altura em que os responsáveis portistas entenderam dar um novo impulso na formação, com a implementação do projecto Visão 611.

O defesa-central foi mostrando argumentos, acabando na temporada seguinte (2009/10) por ser convocado, por Jesualdo Ferreira, para dois jogos da Taça de Portugal e três da Taça da Liga, sem nunca ter saído do banco dos suplentes.

Com enormes expectativas num futuro risonho para o jovem defesa, os responsáveis portistas decidiram emprestá-lo na temporada 2010/11, ao Sporting da Covilhã, da Liga de Honra, com o objectivo de o adaptar a uma nova realidade competitiva e dar-lhe maior maturidade. 

Abdoulaye encarou com agrado esta cedência, arrancando para uma excelente temporada, impondo-se pela segurança defensiva que proporcionou à equipa serrana e ainda pelos golos que marcou, tendo terminado a temporada com 9 golos apontados, em 29 jogos, o que para um defesa é bastante invulgar.

Visando um processo de evolução sustentado e gradual do seu trajecto, Abdoulaye subiu mais um patamar, com um novo empréstimo, agora à Académica de Coimbra, da principal Liga do futebol português, para a temporada de 2011/12. O defesa senegalês rapidamente ganhou o seu espaço na equipa e assimilou os conhecimentos do seu treinador, Pedro Emanuel, também ele um ex-central que deixou marca no Dragão, tornando-se um jogador mais completo, maduro e figura de proa da equipa, contribuindo com uma performance digna de registo, na vitória frente ao Sporting, na final da Taça de Portugal, disputada no Estádio do Jamor

Com um notável porte físico, o senegalês patenteia bom sentido posicional e um notável jogo aéreo, para além de ser especialista em lances de bola parada, sobretudo na marcação de grandes penalidades. Junto à relva, não sendo propriamente rápido, é um jogador que ocupa bem os espaços, utilizando muitas vezes a capacidade física para resolver alguns problemas que lhe vão surgindo. Ao lado de um defesa-central mais rápido, também se mostra muito inteligente e eficaz nas dobras, assumindo-se também como um jogador maduro e um autêntico líder do sector recuado.

Ofensivamente, a sua estatura e bom jogo de cabeça, torna-o num jogador letal, em lances de bola parada, sendo jogador para marcar golos com alguma regularidade, na sequência de livres e de cantos.

Jovem e com margem de progressão, tem naturalmente algumas lacunas para corrigir, especialmente ao nível da contenção física. Sendo alto e possante, utiliza essas características, às vezes de forma algo imprudente, incorrendo em jogo faltoso, que lhe granjeou já uma folha disciplinar com alguns castigos.

Actualmente com 22 anos, tem mostrado potencial para outros voos, fazendo parte do plantel principal do FC Porto. A sua estreia oficial na equipa principal aconteceu em 20 de Outubro de 2012, no Estádio do FC Vizela, frente ao Santa Eulália, em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, com vitória azul e branca por 1-0.

As suas participações não têm sido frequentes e têm-se divido pela equipa B, onde já participou em 8 jogos e apontou 3 golos.

Segue-se o mapa estatístico da participação na equipa principal:





































Fontes: Fifa.com; Transfermarkt.co.uk; Worldfootball.co; Franse Football.fr e Base de dados actualizados de Rui Anjos.

NOTA: Este é para já o último dos internacionais estrangeiros do FC Porto; razão pela qual termina aqui esta rubrica semanal, que começou em 6 de Fevereiro de 2012.

Na próxima semana voltarei aos internacionais portugueses para elencar o último internacional portista português, que ainda não o era no momento da rubrica dedicada aos internacionais portistas portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário