quarta-feira, 24 de abril de 2013

DRAGÃO CATEDRÁTICO - SABIA QUE...


















... O FC Porto foi o primeiro Clube em Portugal a contratar um treinador de futebol?

O Futebol em Portugal, tal como nos outros países, começou por ser um desporto com mais fortes  vertentes, lúdica, social e de manifestação atlética.

Na fase embrionária da fundação do FC Porto, bem como nos anos seguintes, os primeiros jogos disputaram-se entre os sócios do Clube, sendo elementos assíduos e destacados o próprio Presidente e outras figuras de proa da Direcção.

Atento ao evoluir da modalidade e descontente com a forma como em Portugal se continuava a encarar a modalidade, especialmente nas vertentes organizativa e competitiva, subjugados aos consensos momentâneos e acordos mais ou menos tácitos, geradores de infindáveis controvérsias,  confusões,  polémicas e às vezes algumas escaramuças, o refundador José Monteiro da Costa, decidiu dar outra expressão ao FC do Porto.

Com a ideia de o transformar num Clube com expressão nacional e internacional, garantiu o primeiro campo relvado do país, o primeiro treinador (não remunerado), o primeiro treinador remunerado e até o primeiro título nacional.

DE ADOLPHE CASSAIGNE A AKOS TESZLER


De naturalidade francesa, onde treinou, conhecedor do futebol, veio para a cidade do Porto treinar os alunos do Colégio da Boavista e os alunos da corveta «Estefánia». 

Um dia, atraído pelo que se dizia na cidade, dos futebolistas do FC Porto, apareceu no relvado do Campo da Rainha e ofereceu-se para treinar gratuitamente o Clube. O jovem Presidente José Monteiro da Costa, ouviu-o com atenção, identificou objectivos comuns, reconheceu-lhe qualidades, conhecimentos e competência. Achou que seria um passo importante na sua tentativa de posicionar o Clube na trajectória mais correcta,  contratando-o como director-técnico, não remunerado, tornando-se assim no primeiro treinador do Clube e do próprio futebol português. Estávamos em 1907.

Foi rápida e notória a evolução técnica dos futebolistas que passaram a competir de forma mais pensada.

Em 1925, o húngaro Akos Teszler, ficou na história como o primeiro treinador remunerado do futebol português. Opção pioneira que não tardaria a ser seguida por vários outros clubes.

Teszler estruturou em moldes inéditos todos os quadros organizativos, incidindo na principal equipa do FC Porto. Introduziu a técnica das combinações e fixou os jogadores em posições específicas, acabando com as improvisações e as aleatórias trocas de lugares. Era o fim do futebol anárquico e instintivo.

Serviu o Clube entre 1925 e 1927, acrescentando ao seu palmarés desportivo o título de Campeão de Portugal, o segundo conquistado pelo FC Porto.

Fontes: FC Porto - 100 anos de História, de Álvaro Magalhães e Manuel Dias; Figuras e Factos, de J.  Tamagnini Barbosa e Manuel Dias e FC Porto - Fotobiografia, de Rui Guedes

1 comentário: