segunda-feira, 22 de abril de 2013

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 1












Passados em revista todos e cada um dos internacionais portistas, até há data, começo hoje uma nova rubrica, agora dedicada aos goleadores portistas, enquanto atletas da equipa principal e nas provas oficiais.

Por aqui vão pois desfilar, desde os mais matadores e influentes goleadores portistas até aos mais modestos e esporádicos atirados às balizas adversárias.

O critério do desfile é a posição actualizada no ranking portista de cada um dos marcadores dos golos.


FERNANDO GOMES - Goleador portista Nº1

Apontou 354 golos em 455 jogos em que participou, equipado de azul e branco e é ainda hoje o maior goleador de sempre da recheada história do FC Porto e um dos mais mortíferos do futebol nacional. Um matador que foi rei em Portugal e também na Europa.






















Jogador intuitivo e oportuno, estava sempre no lugar certo no momento exacto, tinha o «faro do golo» e parecia adivinhar cada uma das diferentes trajectórias da bola, para aparecer de forma letal a rematar. Gomes dominava a área como poucos, o seu jogo de cabeça era brilhante e rematava forte, colocado e com espontaneidade com ambos os pés.
















Foi por seis vezes coroado como o melhor marcador do campeonato nacional e em duas delas (1982/83 e 1984/85) juntou a esse título o de goleador-mor da Europa, ficando por isso com a alcunha de BIBOTA.























Fernando Gomes foi um dos pilares fundamentais do FC Porto que surpreendeu e conquistou o respeito da Europa do futebol. Responsável por cinco golos na caminhada até Viena de Áustria, falhou o jogo da final frente ao Bayern de Munique por ter fracturado a perna a poucos dias do desafio. Viu a conquista do título europeu em casa, engessado e de muletas, mas recuperou a tempo de levantar a Supertaça europeia e a Taça Intercontinental.

Natural da cidade do Porto, fez toda a sua formação nas escolas do FC Porto, percorrendo e acumulando títulos nacionais em quase todos os escalões. Estreou-se com 18 anos de idade na equipa principal, mais precisamente em 8 de Setembro de 1974, pela mão do treinador brasileiro Aimoré Moreira, na 1ª jornada do campeonato nacional da época de 1974/75, no Estádio das Antas, frente à Cuf do Barreiro. O FC Porto venceu o jogo por 2-1 e Fernando Gomes entusiasmou marcando os dois golos portistas.

Jogou durante 13 épocas de azul e branco, com uma interrupção esporádica de  duas temporadas (Julho de 1980 a Junho de 1982), altura em que foi contratado pelos espanhóis do Sporting de Gijón , pela exorbitante quantia de 60 milhões de pesetas! No primeiro jogo, frente ao Oviedo encantou marcando cinco golos, mas uma grave lesão transformaram essas duas temporadas num verdadeiro calvário.

Regressou ao FC Porto por iniciativa de Pinto da Costa que entretanto se tornara Presidente do Clube.

Adorado pelos adeptos, o Bi-bota tornou-se um símbolo do Clube e foi com grande estranheza e decepção que a massa adepta e simpatizante o viu ser afastado definitivamente da equipa e ser transferido para o Sporting CP, onde terminou a carreira.

Sanada essa incompatibilidade, faz actualmente parte da estrutura directiva e os portistas mais saudosistas poderão rever os seu golos na prova de veteranos denominada Liga Indoor fertibéria, onde Gomes defende o emblema portista.

Palmarés ao serviço do FC Porto (14 títulos):
1 Taça Intercontinental (1987/88)
1 Taça dos Clubes Campeões Europeus (1986/87)
1 Supertaça Europeia (1987/88)
5 Campeonatos Nacionais (1977/78, 1978/79, 1984/85, 1985/86 e 1987/88)
3 Taças de Portugal (1976/77, 1983/84 e 1987/88)
3 Supertaças Cândido de Oliveira (1983, 1984 e 1986)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar, ZeroZero.pt e Base de dados actualizada de Rui Anjos

1 comentário:

  1. Grande ideia, sim senhor. E na certa será mais um bom contributo para a História do FCP que tanto apreciamos!!!

    ResponderEliminar