terça-feira, 6 de novembro de 2012

EMPATE QUE ANTECIPA APURAMENTO PARA OS OITAVOS















FICHA DO JOGO

























(Clicar no quadro para ampliar)

O FC Porto garantiu o apuramento para os oitavos-de-final da Champions League, a duas jornadas do final da fase de grupos, ao empatar hoje em Kieve contra o Dínamo local.

Sem Maicon e Fernando, lesionados, mas com Helton e Lucho recuperados, Vítor Pereira escalonou o onze titular sem surpresas, colocando Abdoulaye e Defour no lugar dos citados lesionados.

Os campeões nacionais tiveram que suster o ímpeto inicial dos ucranianos, para quem só a vitória interessava, e só ao fim da primeira quinzena de minutos se conseguiram libertar passando a controlar a partida, no ritmo que mais lhes convinha. Se em termos defensivos os portistas jogavam com segurança, com organização e inteligência, já nos processos ofensivos as coisas não saiam com a fluidez desejada, razão pela qual só aos 35 minutos tivesse acontecido a única oportunidade da primeira parte.  James Rodríguez cruzou largo, do lado esquerdo para um cabeceamento em voo de Jackson Martinez a proporcionar uma defesa de elevado grau de dificuldade ao guardião Koval.






















No segundo tempo o FC Porto surgiu mais expedito e dinâmico provocando algum pânico na defensiva contrária, como aquele lance aos 50 minutos em que Silvestre Varela, lançado por James Rodríguez, rematou ligeiramente ao lado.

Por volta dos 65 minutos e em resultados das substituições operadas pelos ucranianos, o FC Porto voltou a sentir maior pressão e um ligeiro ascendente do adversário que obrigou Helton a negar o golo em duas ocasiões.

Já quase em cima do encerramento da partida Lucho Gonzalez viria a falhar a última grande oportunidade de fazer funcionar o marcador.

O empate acaba por ser um resultado justo pelo que ambas as equipas desenvolveram em campo.

O destaque vai naturalmente para o apuramento antecipado e para o comportamento da equipa, que mais uma vez actuou em bloco. James, Lucho, Otamendi, Mangala, Moutinho e Helton, talvez em nível um pouco acima dos restantes. Uma palavra de apreço para Abdoulaye que esteve muito bem, demonstrando segurança, a dizer ao seu treinador que pode contar com ele, para Defour que confirmou a sua utilidade e também para Castro, desta vez mais sereno e eficaz.

5 comentários:

  1. caro Rui, caríssimas(os),

    esta noite, num palco onde já fomos muito felizes, a nossa equipa do coração realizou uma exibição com muita personalidade.
    acima de tudo, fomos pragmáticos: jogámos com a contabilidade e com a possibilidade de encaixarmos (pelo menos) 4 milhões de euros - 3.5M€ pela passagem aos oitavos-de-final e os restantes 0.5M€ pelo empate.

    o "objectivo mínimo" foi conseguido, mas com muito mérito, pelo que estamos todos de parabéns!

    ps:
    o Helton e o Lucho jogaram "tocados"
    (mais uma prova do seu enorme profissionalismo)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todas(os) vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Dínamo de Kiev 0 – FC Porto 0
    Apuramento para os oitavos garantido num jogo temperado com alguns momentos de classe. Um FC Porto seguro e calculista, dominou quase sempre o encontro, faltando mais arrojo e discernimento na conclusão dos lances de ataque. Contudo o que se fez foi suficiente, o repasto soube bem e acabou a contento das pretensões da equipa portista. Com dinâmica de campeão, os azuis-e-brancos arrumaram o Dínamo para fora da Liga dos Campeões.
    As vitórias são sempre gostosas, mas os empates, como o de hoje, também podem ser saborosos. Agora resta aspirar ao primeiro lugar do Grupo e temos dois jogos para o conseguir.
    Destaque: o colectivo (a equipa jogou em bloco, unidos e solidários os jogadores interpretaram e executaram bem o que o técnico lhes terá pedido). Hoje não faço destaques individuais porque a equipa, como disse, funcionou como tal. Apenas referência aos jovens chamados para o encontro: não comprometeram e mostraram que se pode contar com eles.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  3. Boas ,

    Antes de mais o objectivo foi atingido, 10 pontos em 4 jogos é obra.
    Quanto ao jogo acho que fomos pragmáticos, aguentamos a pressão inicial do Dinamo e depois controlamos como tinha que ser feito.
    Na minha opinião faltou um pouco de calma e mais objectividade no ultimo passe, no entanto contra factos não ha argumentos ... estamos nos oitavos.
    Com 3 ausências importantes, Maicon, Fernando e Alex Sandro ... fundamentalmente este que dá mais profundidade ao flanco, devo destacar 3 jogadores, primeiro Mangala, excelente na entrega e combatividade, joga simples e não perde bolas, depois Helton, tranquilidade e segurança como lhe é apanágio e por ultimo Varela ... está em grande e a subir de forma.

    Agora ha que lutar pelos milhões que faltam e pelo primeiro lugar.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Foi um Porto pragmático, objectivo, consciente que podia ganhar, mas que o empate também servia, aquele que na noite de ontem conseguiu, a duas jornadas do fim, garantir o apuramento para os oitavos-de-final.
    Estamos todos de parabéns.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Resultados, este e os que têm sido conseguidos, que estão a mostrar uma nova realidade, talvez de confirmação, do trabalho do nosso treinador.
    Ora, sou de opinião, segundo o que me parece, que o traquejo agora demonstrado por Vitor Pereira, fruto da experiência entretanto obtida à frente da equipa no tempo ultrapassado, será deveras determinante nas mudanças de comportamentos e consequentes resultados que se vêm registando. Essencialmente,o que já é muito. Agora desejamos que seja para manter e continuar, porque na prática ainda faltam muito da caminhada que se antevê no horizonte... dependendo depois dos resultados finais, ou seja o mais importante.

    ResponderEliminar