segunda-feira, 5 de novembro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) - PARTE XXXIX












Cristian Sapunaru - Internacional E39: Envergou a camisola da Selecção nacional da Roménia por 10 ocasiões (1 pelo AFC Rapid Bucareste e 9 pelo FC Porto. A sua estreia pela selecção principal aconteceu em 31 de Maio de 2008, em Bucareste, por ocasião do jogo amigável entre as selecções da Roménia e de Montenegro, que terminou com a goleada romena por 4-0.

Enquanto atleta do FC Porto, voltaria a envergar a camisola do seu país, em 20 de Agosto do mesmo ano, na cidade de Urziceni, em mais um jogo amigável, desta vez frente à congénere da Letónia, cujo resultado final se cifrou na magra vitória romena, por 1-0.

Sapunaru fez parte do plantel romeno seleccionado par a fase final do Euro/2008, mas não participou em qualquer jogo.

Natural de Bucareste, capital da Roménia, iniciou o seu percurso futebolístico nas escolas de formação do FC National, um dos vários clubes da sua cidade natal, tendo-se transferido em Julho de 2006 para o AFC Rapid, da mesma cidade, um dos clubes com maior projecção no contexto do futebol romeno. Aí jogou duas épocas em bom nível, se fez internacional e se projectou para uma carreira no exterior.

Defesa lateral direito de bom porte físico, capaz de dar profundidade ao futebol da equipa, integrando-se com grande à vontade nos processos ofensivos e mantendo a baliza contrária como referência, Sapunaru aproveitava com frequência momentos para a finalização, nem sempre com a mesma eficácia. Não era tão seguro a defender, perdendo-se por vazes em excessos de confiança e alguma descontracção.

Tendo em conta a sua juventude, irreverência e margem de progressão, acabaria por despertar o interesse dos responsáveis portistas que o contrataram em Julho de 2008.

Cristian Sapunaru nunca se conseguiu impor como um jogador indiscutível da formação azul e branca, mas ainda assim, quando chamado, tirando um ou outro jogo menos conseguido, cumpriu quase sempre o que lhe era pedido.

Estreou-se oficialmente com a camisola do FC Porto em 16 de Agosto de 2008, no Estádio do Algarve, em jogo da final da Supertaça, que o FC Porto viria a perder para o Sporting, por 2-0.

Na sua primeira época, com Jesualdo Ferreira como treinador, o defesa romeno participou em 32 jogos (17 CN, 2 TP, 4 TL, 1 ST e 8 CE), tendo apontado 1 golo. A época seguinte ficou marcada pelo episódio da célebre emboscada no túnel da Luz, em que Sapunaru se revelou um dos elementos mais inconformados com os insultos e provocações que os arruaceiros «seguranças» lampiónicos, ali tacticamente instalados, dirigiram aos elementos portistas, de que resultaram, como se sabe, os mais vergonhosos castigos da história do futebol português, da autoria dessa figura ridícula, que dirigia estrategicamente a CD da Liga, de seu nome Ricardo Costa.

Em consequência, Sapunaru foi emprestado ao Rapid de Bucareste, onde terminou a época. Regressou em Julho de 2010 para fazer uma época com alguma regularidade, agora sob a orientação técnica de André Villas-Boas, participando em 41 jogos (19 CN, 7 TP, 1 TL, 1 ST e 13 LE), contribuindo para a época de ouro do FC Porto.

Na temporada de 2010/11, com Vítor Pereira como treinador principal, o irreverente defesa romeno não teve vida fácil. Começou por ser titular desaparecendo súbita e estranhamente, em Outubro, tendo sido surpreendentemente preterido por Maicon, um defesa central adaptado à lateral. Viria a reaparecer em nível perfeitamente aceitável, numa altura em que o FC Porto já contava com Danilo, para colmatar a lesão que entretanto o defesa brasileiro sofrera, já que Maicon se impusera com autoridade no regresso à sua posição de origem.

Foi também com alguma surpresa que no final da temporada Vítor Pereira lhe comunicou que não contava mais com ele.

Sapunaru rescindiu com o FC Porto e rumou a Espanha para representar o Saragoça, assinando um contrato válido até Junho de 2013.

Enquanto atleta do FC Porto, Cristian Sapunaru participou em 103 jogos, tendo apontado 3 golos.

Palmarés ao serviço do FC Porto:
1 Liga Europa (2010/11)
3 Campeonatos Nacionais (2008/09, 2010/11 e 2011/12)
3 Taças de Portugal (2008/09, 2009/10 e 2010/11)
3 Supertaças Cândido de Oliveira (2008/09, 2009/10 e 2010/11)

(Continua)
Fontes: European Football National Teams Matches e Base de dados pessoal de Rui Anjos.

Sem comentários:

Enviar um comentário