terça-feira, 4 de outubro de 2011

FC PORTO - AS ENTRANHAS DO GRUPO EMPRESARIAL

Não sou muito de dedicar este espaço a reposições de artigos ou publicações de autoria alheia.

Hoje vou abrir uma excepção, publicando um artigo da responsabilidade de ANA ISABEL PEREIRA, no site Porto24, datada de 2 de Julho deste ano:


Na semana em que a equipa de futebol do FC Porto regressou aos treinos, o P24 foi conhecer as entranhas do Estádio do Dragão e os novos espaços de trabalho da SAD portista.
A visita foi guiada por Mário Azevedo, da INAIN, a empresa de arquitectura de interiores que está a transformar o dia-a-dia de 400 pessoas.
O gabinete do Porto transformou ao todo mais de 3 mil metros quadrados no Dragão, desde há um ano a esta parte. A última intervenção foi o Hall do Presidente, há 4 meses. Na forja, estão 2 salas de reuniões da Porto Comercial, empresa comercial do FC Porto, onde o cliente particular se vai sentir como se estivesse num camarote do estádio em dia de jogo.
Tendo feito projectos de interiores a nível particular para administradores da SAD, a INAIN foi inicialmente convidada para desenhar o interior do novo autocarro dos azuis e brancos, há cerca de 2 anos. Depois, veio a Casa do Dragão e a área de apoio aos jogadores no centro de treinos do Olival.
“A partir daí, pediram-nos para vir para aqui. O estádio só tem luz do lado exterior e todos estes espaços ficam por baixo das bancadas. Havia uma necessidade de organizar todo este espaço de forma eficaz e ao mesmo tempo criar áreas acolhedoras”, contou ao P24 Mário Azevedo.
Debaixo das bancadas do Dragão, com capacidade para 50 mil espectadores, existem 7 pisos, 4 subterrâneos e 3 acima do nível da rua.
Estes últimos têm 5 metros de pé direito e o desafio colocado à INAIN era “criar uma caixa que fosse rectangular por debaixo das bancadas”, para que os utilizadores destes espaços não tivessem a sensação de estar por debaixo das bancadas, e “trazer a luz do exterior para o interior” do edifício.
Tirar as famílias dos corredores
O primeiro espaço que o gabinete de Mário Azevedo e Paula Ferreira Alves criou no Dragão foi a Sala das Famílias, na zona Oeste no estádio, ao nível da entrada. “Entre o fim do jogo e a hora de saírem daqui, as famílias dos jogadores – se estiverem cá todas, são 18, entre familiares de titulares e suplentes – esperavam por aqui, pelos corredores, numa zona de passagem de carros”, conta o arquitecto de interiores.
As mesas e cadeiras daquilo que antes era uma sala de pequenos-almoços, “onde ninguém ia”, foram recicladas e combinadas com materiais novos, como o viroque, que, fazendo lembrar uma superfície em betão, cria uma continuidade com o exterior.
A sala, onde os familiares que preferem acompanhar os jogos pela televisão jantam, tem um bar de apoio e janelas verticais, “rasgadas para que passar um pouco do que se passa lá fora e, ao mesmo tempo, dar alguma privacidade”.
Versátil, a sala acabaria por ser utilizada para outras funções: serviu, por exemplo, para a apresentação de um Relatório e Contas do clube e é o sítio onde é servido o pequeno-almoço dos jogadores quando há treino no Dragão.
As áreas de trabalho
Para além da Sala das Famílias, a INAIN projectou os novos espaços do Desporto – onde são geridos o futebol e as modalidades e trabalham os técnicos –, dos Serviços Partilhados do grupo – do marketing à contabilidade, passando pelos Recursos Humanos e pelos Serviços Jurídicos – e da Administração – com novas salas de reunião e o Hall do Presidente.
Todos estes espaços ficam no piso 3. A intervenção revolucionou o dia-a-dia de quem trabalha aqui. Há mais luz natural e maior comunicação entre departamentos.
“Antigamente, isto era um labirinto de muitos gabinetezinhos. Quando lhes falei em criar espaços de trabalho abertos e transparências em vidro, estranharam, mas disseram-me: ‘O presidente concordou? Se concordou, está resolvido’”.
Os Serviços Partilhados ficam em frente ao elevador que dá acesso ao piso 3. Esta área veio “concentrar departamentos que estavam espalhados”, explica Mário Azevedo.
Apesar de a nova dinâmica ser a de um open space, era importante sublinhar a identidade de cada departamento. Como? Nos armários de cada área, vê-se a mesma árvore com um fruto diferente que identifica o departamento. “O limão é o fruto dos Recursos Humanos. É amargo”. Os funcionários da SAD ganharam uma cafetaria, onde podem almoçar e conviver.
Sala de visitas do FC Porto
O espaço que dá acesso aos gabinetes e salas da administração, incluindo o gabinete do presidente de Pinto da Costa, “era um espaço de passagem e completamente impessoal”.
Agora, há portas de vidro que separam o corredor desta área nobre onde “são recebidos os convidados do presidente”, há reuniões com agentes de jogadores e são assinados contratos com novos atletas.
“Trouxe uma maqueta – a única que existe do estádio –, que estava praticamente abandonada. Optamos por uma iluminação difusa e criamos estes tapetes para colmatar o frio do chão original em granito”.
Nas paredes, há fotografias. “Não é nenhuma galeria”, avisa Mário Azevedo. São, antes, “pequenos apontamentos de coisas que tem a ver com a história do Porto”.

A taça que era para o Arsenal
À entrada das salas de reunião da adminstração, está a taça feita para um torneio amigável disputado com Arsenal no Campo do Lima, em 1948. “O FC Porto fez uma taça a pensar em dá-la ao Arsenal, que, na altura, era a melhor equipa do mundo do futebol. Vieram cá com o peito feito e o FCP ganhou”. Três bolas a 2.
Resultado: o FC Porto ficou com a taça e foi com a ajuda das gentes da cidade que se fez uma estátua para guardar o troféu. “Toda a gente contribuiu com dinheiro e existe um livro em couro, com gravações a prata, onde está, escrito à mão, o nome de todos os que deram dinheiro, fosse 1 escudo, 15 tostões ou 1000 escudos”, conta Mário Azevedo.
Onde a magia acontece
No espaço aberto onde estão o futebol e as modalidades do FC Porto, foram introduzidos elementos que têm a ver com o futebol como bandeiras de canto, com relva artificial e marcações, e uma baliza.
Entre as 2 salas de reuniões, há uma vitrina que “só tem uma luz em cima, porque era suposto receber a última taça ganha. Ora, este ano, o FC Porto ganhou 4!”, explica o nosso interlocutor.
É aqui que trabalham Vítor Pereira e os seus adjuntos, lado a lado com os responsáveis pelas transferências de jogadores e pelo Scouting, como o ex-jogador Rui Barros.

3 comentários:

  1. Graças ao amigo Rui Anjos fiquei a saber destas remodelações no Dragão.
    Parece-me bem e gostava de ver no local.

    Obrigado pelo seu post mais uma prova da utilidade e qualidade deste blogue.

    Um grande abraço do seu amigo
    Fernando Moreira

    ResponderEliminar
  2. @ Rui

    só uma palavra para descrever tudo o que li: top!

    e obrigado! pela partilha ;)


    somos Porto!, car@go!

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar