segunda-feira, 17 de outubro de 2011

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 2000) PARTE VIII

Hélder Postiga - 96º internacional: Jogador ainda em actividade e disponível para a Selecção Nacional, soma neste momento 44 internacionalizações (19 pelo FC Porto, 6 pelo Tottenham, 6 pelo Saint-Étienne, 3 pelo Panathinaikos, 7 pelo Sporting e 3 pelo Saragoça). Marcou 17 golos. Estreou-se em 12 de Fevereiro de 2003, num jogo amigável realizado em Génova, com uma derrota frente à Itália, por 1-0.

Esteve presente nas fases finais do Euro/2004, Mundial/2006 e Euro/2008.

Natural das Caxinas, Vila do Conde, começou a sua vida desportiva na cidade vizinha (Póvoa do Varzim), precisamente nas escolas do Varzim SC, concluindo a sua formação, desde os juvenis, no FC Porto, onde foi Campeão Nacional e internacional em todos os escalões.

Passou pela equipa B, ainda com idade de júnior, antes de integrar o plantel principal, em 2001/02, primeiro sob a orientação técnica de Octávio Machado e depois de José Mourinho.

Foi lançado na equipa principal com apenas 19 anos, tornando-se rapidamente numa das figuras da equipa, despertando o interesse do Tottenham, que o adquiriu por cerca de 10 milhões de euros, em 2002/03.

Inadaptado ao futebol inglês, Postiga voltou ao FC Porto, na época seguinte, mas sem nunca ter conseguido o nível das épocas anteriores, acabando emprestado, primeiro ao Saint-Étienne, de França e mais tarde ao Panathinaikos, da Grécia. Entre estes empréstimos ainda contribuiu para a conquista  de 1 Campeonato Nacional e 1 Supertaça, com a camisola dos Dragões.

Em 2008 foi cedido ao Sporting, por 2,5 milhões de euros, por 50% do passe. O seu rendimento porém, continuou algo distante das expectativas, razão pela qual nunca fez parte das escolhas do então seleccionador nacional, Carlos Queirós, falhando assim o Mundial de 2010, na África do Sul.

Na temporada de 2010/11 recuperou a titularidade, marcando alguns golos importantes que lhe mereceram a atenção do actual seleccionador, Paulo Bento, regressando à equipa nacional.

Esta época (2011/12) começou como titular mas rapidamente se apagou na mediania das suas exibições, levando a Sad sportinguista a vende-lo ao Saragoça, de Espanha. A transferência aconteceu numa altura em que Postiga começava já a ser contestado pelos adeptos, devido à sua fraca produtividade, em termos de golos.

(Continua)
Fonte: International Matches 2003/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário