segunda-feira, 7 de março de 2011

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 40) PARTE I

Como já referi em posts anteriores desta rubrica, a Selecção nacional de futebol jogou 21 partidas, durante os anos 20, sendo 18 de carácter amigável e três a contar para os Jogos Olímpicos de Amesterdão/1928. Nesta década apenas quatro jogadores portistas envergaram a camisola das quinas (Artur Augusto, José Balbino, Waldemar Mota e Pedro Themudo).

Na década de trinta, fez mais 21 partidas, 18 de carácter particular e três de qualificação para Campeonatos Mundiais. O número de portistas estreantes na Selecção subiu para dez (Acácio Mesquita, Avelino Martins, Pinga, Francisco Castro, Álvaro Pereira, António Soares, João Nova, Soares dos Reis, Carlos Nunes e Carlos Pereira).

Nos anos 40, a equipa portuguesa realizou novamente 21 jogos, todos de carácter amigável, promovendo mais sete estreias portistas. 

É sobre estes sete atletas que passo a dedicar este espaço, em duas partes para não se tornar muito compacto. 

Vítor Guilhar - 15º internacional ao serviço do FC Porto. Defesa-central alto, elegante, seguro e muito correcto nas acções. Ficou para a história como um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos portistas, do seu tempo.

Vestiu as cores nacionais por duas vezes e foi Campeão nacional pelo FC Porto em 1938/39 e 1939/40.

Manuel dos Anjos (Pocas) - 16º internacional portista. Actuava a médio e representou Portugal apenas em uma ocasião.

Foi Campeão nacional em 1938/39 e 1939/40.

Gomes da Costa - 17º internacional. Vestiu a camisola da Selecção nacional em jogo contra a Espanha, na Corunha, em 6 de Maio de 1945, que terminou com um empate a duas bolas.

Seria um jogador «enorme» se quisesse, mas a sua primazia pelos estudos acabou por prejudicar a sua carreira desportiva. Foi, ainda assim, de uma dedicação invulgar ao FC Porto e um exemplo digno de ser apreciado, pois apesar de pressionado para representar a Académica, ao abrigo do seu estatuto de estudante universitário, nunca cedeu mantendo-se fiel ao seu Clube do coração, preferindo parar de jogar um ano para se dedicar a tempo inteiro aos estudos.

Avançado voluntarioso, jogou no FC Porto durante 10 épocas (1936/37 a 1945/46), com a tal de interregno (1938/39).

Na última época ao serviço do FC Porto (1945/46) participou ainda na festa de despedida do companheiro e amigo Pinga.

No futebol, o Dr. Gomes da Costa não quis ser muito, mas foi o que quis: jogador de muita classe.

Conceituado Médico dentista, foi Presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar (eleito no ano de 1964). Faleceu em 1987.

No seu palmarés consta 1 Campeonato nacional (1939/40); 1 Campeonato de Portugal (1936/37) e 8 Campeonatos do Porto.
Agradecimento especial aos amigos Armando Pinto e Fernando Moreira pela partilha de informações e foto.

António Araújo - 18º internacional. Com a camisola da Selecção nacional, que representou por nove vezes, fez cinco golos, dois dos quais numa estrondosa e inédita vitória de Portugal sobre a Espanha, por 4-1, em 26 de Janeiro de 1947, no que constituiu a primeira vitória portuguesa sobre os espanhóis. Nessa altura a Selecção nacional era designada no Norte, com imenso sarcasmo, como «Sport Lisboa e Araújo, por ser habitual a presença solitária do interior portista no «onze» titular.

Ingressou no FC Porto aos 19 anos. Avançado de «dribling» curto e desconcertante, a facilidade, potência e colocação dos seus remates valeram-lhe a conquista de um lugar na equipa e o carinho do público. Ao lado de Pinga construiu uma carreira bonita, ainda que relativamente curta, com dois episódios dramáticos a assombrá-la e a apressarem o abandono da actividade.

Autor de muitos e belos golos, Araújo foi o melhor marcador do Campeonato Nacional de 1947/48, com 36 golos.

Também associou o seu nome  a um feito histórico do Clube. A vitória sobre aquela que era a melhor equipa do Mundo, o Arsenal de Londres. Do resultado, 3-2, a favor do FC Porto, tão memorável quanto impensável, Araújo deixou a sua marca ao concretizar o primeiro golo portista.

Ficou ainda ligado à pequena travessia no deserto que o FC Porto enfrentou durante esse período e que o afastou dos merecidos títulos.

Continua

Fontes: European Footeball; História oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa; FC Porto - Figuras e Factos 1893-2005, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias.

5 comentários:

  1. Araújo, foi um dos meus primeiros ídolos que jogou no Futebol Clube do Porto.

    Sem dúvida um grande jogador.

    ResponderEliminar
  2. Como tenho apenas 33 anos... anseio pelo famoso museu que já devia ter nascido faz tempo. São pedaços de história que se estão a perder.

    http://dragao1893.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. apenas dois reparos, para maior precisão histórica: Araújo foi o melhor marcador em 47-48 com 36 golos, em vez dos 38 que estão no post;

    No célebre jogo com o Arsenal de Londres, Araújo marcou apenas um golo, o primeiro, os restantes (2) foram marcados por Correia Dias. No entanto as crónicas da época relatam que Araújo foi sem dúvida o melhor jogador em campo, os ingleses disseram inclusive que teria lugar em qualquer equipa do mundo...

    ResponderEliminar
  4. Obrigado António Rocha pelos dois reparos bem observados. A correcção está por via disso efectuada.

    De resto, já tinha publicado sobre o assunto e dessas vezes com o rigor exigido como se pode comprovar: «http://dragaopentacampeao.blogspot.com/2009/12/melhores-artilheiros-azuis-e-brancos.html» e «http://dragaopentacampeao.blogspot.com/2010/02/uma-vitoria-historica.html»

    Sem pretender justificar-me, a verdade é que desta vez, recorri ao livro «FC PORTO - 100 Anos de História 1893-1993, de Álvaro Magalhães e Manuel Dias». A informação sobre os golos marcados por Araújo, no campeonato de 1947/48, é de 38 golos, o que demonstra divergência nas fontes.

    Mais uma vez o meu agradecimento e o pedido de desculpas pelo lapso cometido.

    ResponderEliminar
  5. Ora essa, estou apenas a ajudar. Parabéns pelo excelente trabalho de recolha histórica. Eu estou maravilhado e sempre ansioso por conhecer mais do passado do nosso Porto.

    ResponderEliminar