sexta-feira, 18 de março de 2011

DE VITÓRIA EM VITÓRIA, ATÉ AO TRIUNFO FINAL

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

Um golo de Hulk no primeiro minuto terá sentenciado o destino desta eliminatória que, tal como se previa, foi muito trabalhosa, pois o adversário comportou-se como um sério candidato a vencer esta prova.

Valeu ao FC Porto o seu acerto defensivo e a felicidade de ter marcado primeiro, cedo e por duas vezes.

O CSKA nunca se deu por vencido sujeitando o FC Porto a trabalho defensivo intenso. Em poucos minutos os russos conquistaram uma série alargada de cantos, fruto de uma ascendência ofensiva.

Os Dragões tiveram de se organizar e a pouco e pouco foram-se libertando e equilibrando a partida. Uma deficiência defensiva do CSKA esteve na base do segundo golo portista, muito bem aproveitada por James Rodríguez que interceptou a bola sob a linha de cabeceira, cruzando de imediato. Falcao disputou de cabeça o lance na pequena área, sobrando a bola para Guarín rematar na passada vitoriosamente.

Ao melhor futebol russo respondia o FC Porto com golos! Sim, porque o desempenho portista pecava pela irritante e péssima qualidade de passe. Foi penoso ver perderem-se lances bem congeminados atrás de lances por lastimáveis erros no último passe.

A eliminatória parecia decidida, porém, uma falha de marcação, aos 29', devolveu a esperança ao CSKA, com um golo bem trabalhado, onde ficou patente a melhor qualidade de passe.

Este golo intranquilizou a equipa da casa, evidenciada nas constantes perdas de bola.

O jogo só conheceu o ascendente portista, já depois do intervalo, quando André Villas-Boas decidiu alterar o sistema de jogo. Fez sair James e entrar Belluschi, passando o FC Porto a actuar em 4x4x2, ganhando finalmente o meio-campo, coincidindo com a quebra física da equipa de Leste.

Os azuis e brancos puderam então respirar de alívio, tomaram o controlo do jogo e só não dilataram o marcador face à persistência dos passes errados.

Foi uma vitória feliz frente a uma boa equipa. Bons desempenhos da defensiva em geral e de Fernando. 

3 comentários:

  1. O FC Porto, com rara felicidade mas com mérito, adiantou-se no marcador bem cedo. Na segunda parte soube, com sapiência, controlar o jogo. FC Porto eficiente e seguro. Guarin continua na “graça de Deus”. Fernando fez um jogo à boa maneira do que ele sabe. É impressionante nas recuperações que faz durante um só jogo! Fucile demonstrou, mais uma vez, que renasceu; aparece numa altura crucial da época. Hulk, mesmo sem jogar nos 100%, teve 3 e 4 adversários a marcá-lo.
    Temos uma óptima oportunidade de chegar mais longe. Para não fazer futurologia, vamos “step and step” percorrendo o caminho que nos pode levar a Dublin. Está nas nossas mãos. Vamos ver qual a “carta” que o “baralho” nos dá, amanhã. Parabéns ao histórico Braga! Bravo!

    Um abraço. Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  2. Quem elimina equipas com a qualidade e nível do Sevilha e do CSKA, da forma clara e justa como o F.C.Porto conseguiu, tem direito a sonhar grande. Não somos nem queremos ser favoritos, mas somos candidatos, não agora que chegamos aos quartos-de-final, mas desde o início da época, quando o nosso treinador disse e estabeleceu um compromisso com a vitória, em todas as competições.


    Foi um belo Porto aquele que evoluiu hoje no Dragão. Um Porto tranquilo, tacticamente seguro, bem a defender, bem a criar, bem a atacar e bem a controlar. Se uma ou outra vez, estivemos em dificuldade, foi porque do outro lado estava uma grande de equipa, recheada de bons jogadores e não porque não estivessemos bem. Tivemos, é verdade, a sorte de marcar no primeiro lance de ataque, no primeiro minuto - e como era importante marcarmos primeiro! -, mas depois justificamos a vantagem e se o dois a zero era pesado, com o golo dos russos fez-se justiça, numa primeira-parte equilibrada, com bola lá bola cá, bem jogada, mas com o conjunto de Villas-Boas mais próximo de aumentar a vantagem que de sofrer o empate.

    Na etapa complementar e com o passar dos minutos, houve cada vez mais Dragão e menos CSKA, com a equipa moscovita a ser enredada numa teia da qual nunca se libertou, com excepção de um remate perigoso, mas ao lado de Wagner Love. Para isso contribuiu e muito o técnico portista, que foi mexendo na equipa, primeiro com Belluschi, um médio e alguém mais capaz de ter bola, no lugar de James; depois com a saída de um Falcao trabalhador, mas complicativo e a escolher quase sempre as piores soluções, para a entrada de Varela, tendo a saída do avançado colombiano, permitido Hulk jogar solto e sem preocupações defensivas - o lateral russo subiu sempre e obrigou o Incrível da defender mais do que gosta. Com equipa assim, mais curta, mais compacta e tendo um meio-campo preenchido, trabalhador, tecnicamente dotado, com J.Moutinho e Belluschi, muito bem, um grande Fernando e um fantástico Guarín - percebem agora, porque não devemos fazer juízos de valor pecipitados e não devemos colocar logo o ferrete de barrete a um jogador? -, a equipa azul e branca foi sempre competente, jogou bonito, foi mais perigososa, sem ser avassaladora e merecia ter aumentado a vantagem. Um três a um daria uma melhor imagem do que foi o jogo.

    Concluindo: estamos nos quartos de final e junto com nós estão mais sete equipas com as mesmas ambições. Quem tem um percurso como o do F.C.Porto, brilhante a todos os níveis, só pode esperar tranquilamente o sorteio de amanhã... Mas a Liga Europa tem tempo. Antes da próxima eliminatória, há um campeonato para ganhar. Concentração máxima frente à Académica.

    Tirando C.Rodríguez que jogou pouco tempo, Falcao abaixo do que nos habituou e James que teve coisas boas, mas outras más, caiu demasiado e fechou mal o lado esquerdo, todos os restantes estiveram a um nível superior. Se tivesse que escolher o melhor em campo, sem hesitações, F.Guarín!
    Esperava mais público no Dragão. O que querem mais, alguns portistas, para irem ao Estádio? A crise não justifica tudo...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Se duvidas existissem relativamente a qualidade do FC Porto este ano, ontem ficaram totalmente dissipadas.

    Mais um passo na caminhada rumo a Dublin.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar