sábado, 15 de janeiro de 2011

POR 1-0 MAS COM BOA EXIBIÇÃO!


Mais um jogo no Dragão, o quarto consecutivo, da série que o caprichoso calendário futebolístico reservou para o FC Porto, durante o mês de Janeiro.

Desta feita para a Liga Zon Sagres, onde o domínio portista prossegue com os oito pontos de vantagem sobre o segundo classificado.

O adversário a ultrapassar vem da Figueira da Foz e chama-se Naval 1ª de Maio. É o actual lanterna vermelha do campeonato, com apenas... oito pontos!

Mas atenção, não esperemos facilidades. Já todos percebemos que já não há jogos fáceis. O último confronto frente ao Pinhalnovense, da II Divisão, ilustra na perfeição esta realidade.

Todos os jogos são difíceis, tornando-se mais ou menos fáceis, na razão directa da sua abordagem, da competência colocada no terreno de jogo, da atitude, da ambição, da eficácia e da inspiração.

O FC Porto, apesar da carreira extraordinária que está a fazer esta época, tem acumulado uma série de jogos menos bem conseguidos, que os resultados têm disfarçado, motivos para que alguns adeptos, mais exaltados, impacientes e exigentes, manifestassem o seu descontentamento recorrendo aos desagradáveis e estridentes assobios.


André Villas-Boas acusou o toque e saiu a terreiro, alegadamente na defesa do seu grupo de trabalho. Parece-me no entanto que o fez de forma desastrada, aliás, bem na linha das piores exibições dos seus comandados.

Confesso que também não aprecio os assobios, mas entendo-os legítimos.

Sou um sócio com 41 anos de filiação e já vi de tudo neste grandioso Clube, Vi, por exemplo, o Tomislav Ivic, cotar-se como um dos treinadores portistas mais assobiados, na época em que o FC Porto ganhou quase tudo o que havia para ganhar (Taça Intercontinental, Supertaça Europeia, Campeonato Nacional e Taça de Portugal).

Meu caro AVB, o senhor tem a obrigação de defender o seu grupo de trabalho, mas pode e deve fazê-lo sem branquear o mau momento que a equipa efectivamente patenteia.

Não lhe fica bem evocar a ópera ou os resultados por 5-0, porque todos sabem que não é isso que está em causa. Desculpe que lhe diga mas desceu ao nível do Vitinho, o chefe dos assopradores do apito, que recentemente aconselhou os insatisfeitos com as arbitragens a não frequentarem os estádios de futebol.

Nós os portistas somos exigentes e não apreciamos exibições medíocres nem atitudes displicentes, muito menos de dormir à sombra da bananeira. Para isso não teríamos mudado de treinador. Queremos continuar a acreditar no seu trabalho e para isso necessitamos de um futebol à altura dos campeões, que nos empolgue e nos orgulhe, como já demonstrou ser capaz de nos oferecer. Não se esqueça que com este orçamento as suas responsabilidades vão muito para além do simples arrasto das camisolas pelos relvados. Se não gosta dos assobios, só tem que conseguir que a equipa pratique bom futebol, senão tem outra solução, a ópera!

Devia utilizar todas as suas energias para o alcance dos objectivos principais, em vez de as desviar para uma «guerra fratricida» que não o beneficiam. E já agora, dispensamos os elogios aos nossos adversários.

Falcão e João Moutinho estão de regresso à lista dos convocados. Os dois jogadores ocupam as vagas deixadas por Walter e Souza.

Lesionados continuam Beto (treino integrado condicionado), Cristian Rodríguez (treino condicionado e ginásio) e Álvaro Pereira (tratamento).


Lista dos convocados:


Guarda-redes: Helton e Kieszek;
Defesas: Fucile, Sapunaru, Rolando, Maicon, Otamendi, e Emídio Rafael;
Médios: Fernando, Guarín, João Moutinho, Belluschi e Rúben Micael;
Avançados: Mariano Gonzalez, Hulk, Falcao, Silvestre Varela e James Rodríguez


EQUIPA PROVÁVEL
Competição: Liga Zon Sagres - 16ª Jornada
Palco: Estádio do Dragão - Porto
Data e hora: 16 de Janeiro de 2011, às 18:00 h
Árbitro: Cosme Machado - A.F. de Braga
Transmissão: SportTV1

2 comentários:

  1. Boa noite,

    Amanhã vamos ter um adversário motivado depois da excelente vitória em Guimarães. Esta Naval andou à deriva neste campeonato, não se coadunando a qualidade do seu plantel com a posição que ocupa na tabela classificativa.
    É uma equipa com jogadores bons tecnicamente, capazes de segurar bola e de a circular com qualidade. Godemeche, Alex Hauw, Marinho e Fábio Júnior são jogadores de qualidade. Na defesa têm um central que aprecio, João Real, e contam ainda com os experientes Orestes e Daniel Cruz.
    Já vão no 3º. treinador da época, mas Mozer trouxe motivação a esta equipa.
    O Porto tem por isso de entrar com mais rapidez na circulação, da que tem tido nos últimos jogos, e tentar resolver a contenda cedo. Vai ser um jogo de paciência, e por isso os adeptos têm de apoiar a equipa.

    Estou convicto que se jogarmos ao nosso nível ganharemos, pois somos superiores.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Como vimos hoje no Sporting/Paços de Ferreira, não há jogos, nem adversários fáceis e a Naval, que está moralizada e com um treinador da escola, estamos a fazer as coisas pelo outro lado, também não será pera doce. Para evitar contratempos, alcançar a vitória e manter o rumo, pede-se um belo Porto, que se não for capaz de nos oferecer ópera, que nos ofereça uma musiquinha agradável.

    Não pode ser por 2-0, por causa dos corações?

    Um abraço

    ResponderEliminar