sábado, 22 de janeiro de 2011

VITÓRIA DIFÍCIL, COMO SE ESPERAVA

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

Não há dois jogos iguais, mesmo que as equipas em confronto sejam as mesmas. Esta é uma máxima do futebol que só não se confirmou porque efectivamente as equipas de hoje, apesar de envergarem os mesmos emblemas não foram as mesmas do jogo anterior.

Por isso esperavam-se maiores dificuldades para o FC Porto e essas sim, confirmaram-se durante toda a partida. O Beira-Mar apresentou-se na máxima força e a praticar um futebol muito mais organizado, rigoroso e pressionante, envolvendo os Dragões num espartilho complicado de ultrapassar. 

Faltou ao futebol portista espaço para desenvolver as suas acções ofensivas, mas também  engenho, criatividade, velocidade e simplicidade de processos,  raras vezes presentes, evidenciando o mau momento de Silvestre Varela e o mau desempenho de Belluschi. O extremo, ainda à procura da sua melhor forma, foi o protótipo da vulgaridade. Sem velocidade, sem ritmo, sem confiança, estragou quase todas as jogadas que lhe passaram pelos pés, apesar de ser dele o cruzamento que acabaria por originar o penalty sobre Hulk, que de resto, se transformaria no golo da vitória. O médio argentino andou completamente perdido, desconcentrado e disparatado.  Hulk, colocado no centro de ataque, não conseguiu ser tão desequilibrador.

O FC Porto apenas conseguiu criar, durante todo o jogo três boas ocasiões para marcar: James Rodríguez, aos 38' apareceu bem colocado para rematar com êxito, mas o remate saiu ao lado; Hulk, aos 65', num remate sobre a esquerda, em arco, fazendo a bola passar muito próximo do poste e aos 88', Cristian Rodríguez, depois de dominar a bola com o peito, muito bem posicionado, rematou forte mas ao lado. 

Muito aquém do rendimento habitual.

Foram estes os pontos altos de um jogo fraco, chato e sem grandes desempenhos.

Mesmo sem jogar bem, a vitória portista foi justa, premiando a única equipa capaz de criar oportunidades para marcar. Hulk voltou a ser decisivo e por isso merece destaque.



3 comentários:

  1. Numa noite fria e apoiado por uma claque que nunca se calou, o F.C.Porto, com Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi e Rafa, Fernando no lugar de Guarín, Moutinho e Belluschi, Varela, Hulk no centro do ataque e James, tirando os primeiros minutos do jogo, em que o B.Mar equilibrou, teve sempre o sinal mais e se não foi intenso no domínio, contundente no último terço e brilhante na exibição, fez um jogo equilibrado, mais que suficiente para justificar a vitória, que foi escassa, mas justíssima. Sem ter muitas oportunidades, a equipa de orientada por André Villas-Boas, teve as suficientes - Hulk na cara de R.Rego; James por duas vezes, uma atirou ao lado e outra o guarda-redes aveirense fez a defesa da noite; e C.Rodríguez, também sozinho, fez um excelente movimento, mas falhou com a baliza escancarada - para ter ganho por uma diferença maior e evitar o sofrimento, que um resultado, pela diferença mínima, sempre acarreta - mesmo que a equipa de Leonardo Jardim não tenha criado nenhuma oportunidade de golo, um ressalto ou um lance infeliz, podem aparecer. Mas a equipa portista tembém não conseguiu acabar com o jogo, porque esta equipa, sem Radamel Falcao, perde referências, obriga Hulk a jogar numa posição onde não é tão eficaz, os avançados perdem-se em toques e toquezinhos, não têm o killer instinct de que falava o saudoso Bobby Robson e ainda, porque Varela passou completamente ao lado do jogo, esteve desastrado, tempo a mais em campo, nunca deu seguimento a nenhuma jogada, só estragou. De qualquer forma, o importante foi alcançado e o Dragão segue firme na liderança, não está para grandes notas artísticas, mas está sólido, unido e a um nível digno de nota mais que suficiente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Resumindo e concluido ... mais uma vitoria para um scoe fantastico ... 17 jogos 15 vitorias ... que mais poderiamos esperar ?!?!?!
    Quanto ao restante, as agressões, as expulsões, as arbitragens e tudo resto ... só temos que ter uma postura ... ganhar todos os jogos. No entanto não deixar passar estas tentativas para nos derrubarem.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. 3 pontos ...
    é preciso continuar a vencer...
    porque nada ainda está ganho !

    Abraço

    ResponderEliminar