sexta-feira, 15 de outubro de 2010

EM BUSCA DO TRI QUE AINDA FALTA, NESTA TAÇA

 O FC Porto arranca, amanhã, para mais uma tentativa de chegar ao primeiro Tri da história do clube na Taça de Portugal, que a acontecer, se traduziria na inédita quarta presença portista consecutiva, na final da prova. 

Os azuis e brancos conseguiram apenas dois bis, em 1999/2000 - 2000/2001 e 2008/2009 - 2009/2010 e  a possibilidade mais próxima de jogarem para o tri aconteceu precisamente nas três últimas edições, com o FC Porto a desperdiçar essa oportunidade, logo na primeira das três presenças, ao perder a final para o Sporting.

O FC Porto soma apenas 15 vitórias neste Troféu.


As grandes surpresas também acontecem neste tipo de provas a eliminar. Equipas que superam a diferença de escalão, de estatuto e de orçamento para bater o pé a equipas teoricamente mais fortes. São os chamados «tomba gigantes».

Os melhores Clubes do mundo, todos eles, viveram já essa dolorosa experiência. O F.C. Porto não fugiu à regra. Por seis vezes, metade das quais na década de 40. Em 1942/43 o emblema azul e branco foi afastado nas meias-finais pelo V. Setúbal, então no segundo escalão. E logo com uma goleada: 7-0! Na época seguinte voltou a tombar, desta feita diante do Estoril (2ª Divisão), nos quartos-de-final (3-2 e 2-1). Em 1947/48 o F.C. Porto foi surpreendido pela terceira vez, na visita ao Barreirense (1-0), em jogos dos oitavos-de-final. Em 1969/70, foi eliminado pelo Tirsense(2ª Divisão), na quinta eliminatória (2-2 e 1-0). As outras eliminações são mais recentes. Em 1998/99 o Torreense (2ª Divisão B), conseguiu uma surpreendente vitória nas Antas (0-1), na 5ª eliminatória. A última surpresa aconteceu em 2006/2007.  Os Dragões foram eliminados na quarta eliminatória pelo Atlético (0-1). 

As primeiras eliminatórias envolvem quase sempre confrontos desequilibrados. Esta época, a terceira eliminatória já conta com a presença das 16 equipas do principal escalão do futebol nacional. O adversário do FC Porto, ditado pelo sorteio, chama-se Limianos, a militar na 3ª Divisão - Série A.

Face à previsível menor exigência do jogo,  o treinador do FC Porto, André Villas-Boas, promoveu sete alterações,  em relação à anterior convocatória. Além da estreia de Kieszek, destaque para as presenças de Sereno, Emídio Rafael e James Rodriguez, jogadores que esperam ainda a sua oportunidade para se mostrarem.

Lista dos convocados 

Guarda-redes: Beto e Kieszek.

Defesas: Sapunaru, Maicon, Sereno, Otamendi e Emídio Rafael .

Médios: Souza, Castro,  Guarín, Belluschi e Rúben Micael.

Avançados: Ukra, Hulk, James Rodríguez, Falcao, Walter e Silvestre Varela. 
 
EQUIPA PROVÁVEL



Competição: Taça de Portugal - 3ª Eliminatória
Palco:
Estádio do Dragão - Porto
Data e hora:
16 de Outubro de 2010 às 19:00 h
Árbitro:
Cosme Machado - A.F. Braga
Transmissão: SportTv1

3 comentários:

  1. A propósito da eliminatória Porto-Limianos: Recordando Luís Pereira...
    in
    http://longara.blogspot.com/

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Acho que tivemos uma espécie de transmissão de pensamentos, o meu título vai ser: objectivo Tri.

    Sem facilitar, pois já temos a nossa conta de surpresas desagradáveis.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom Dia,
    Jogo bastante acessível para nós, onde podemos golos por 5 ou 6 mas sem exageros, logo estarei a ver o jogo em casa porque o meu carro foi para a oficina.
    abraço de
    João Manuel Couto

    ResponderEliminar