sábado, 31 de outubro de 2020

RANKING GOLEADORES PORTISTAS

 












FÁBIO VIEIRA - Goleador Nº 285

Neste ranking dinâmico, numa altura em que estavam a ser elencados os atletas que marcaram apenas por duas vezes, em jogos oficiais, ao serviço da equipa principal do FC Porto, a tabela foi repentinamente alterada pela intromissão do jovem Fábio Vieira, que ao inaugurar o marcador, no passado dia 27 deste mês, na recepção ao Olympiakos, para a Liga dos Campeões, subiu ao patamar dos atletas com 3 golos, ocupando o 285º lugar deste ranking.

Fábio Daniel Ferreira Vieira, nasceu no dia 30 de Maio de 2000, em Santa Maria da Feira.

Talento com ADN do FC Porto, pois estamos a falar de alguém que enverga o emblema do Dragão desde 2008, percorreu todos os escalões da formação, incluindo a equipa B onde deu nas vistas ao apontar 8 golos em 26 jogos, exibindo um pé esquerdo capaz de tratar a bola como poucos. Foi campeão nacional e europeu de Sub-19 em 2019/20.

É internacional português em Sub-18, Sub-19, Sub-20 e Sub-21. 

A sua qualidade não passou despercebida a Sérgio Conceição, integrando-o no plantel principal no decorrer da época anterior (2019/20).























Começou por ser convocado e a entrar na ficha do jogo no dia 3 de Junho de 2020, para o confronto com o Famalicão, em jogo da 25ª jornada do campeonato nacional, mas acabou por não ser utilizado. A sua estreia oficial na equipa principal do FC Porto aconteceu na semana seguinte, mais precisamente no dia 10 do mesmo mês, no Estádio do Dragão, frente ao Marítimo, em jogo da jornada 26 do campeonato, com vitória por 1-0. O médio portista começou no banco, sendo chamado ao jogo a partir do minuto 72 a substituir Marega.

Na jornada seguinte voltou a não sair do banco, mas depois e até final da temporada marcou sempre o ponto, nos jogos do campeonato, logrando 2 dos seus 3 golos. A estreia a marcar aconteceu no dia 5 de Julho de 2020, no Estádio do Dragão, frente ao Belenenses SAD, na 30ª jornada, com goleada por 5-0. Fábio foi o autor do 4ª golo portista, aos 82 minutos, depois de ter entrado a substituir Otávio aos 63 minutos.

Repetiria a dose 4 dias depois, na deslocação a Tondela, jornada 31, com vitória por 3-1. Fábio encerrou a contagem aos 95 minutos, de grande penalidade, ele que tinha saído do banco aos 68 minutos, a render Alex Telles.

Estreou-se a titular no dia 15 de Julho de 2020, no Estádio do Dragão, frente ao Sporting, com vitória por 2-0, sendo substituído por Vítor Ferreira, aos 72 minutos. É desse jogo a foto que se segue:























Fábio Vieira, ao contrário de outros jovens que com ele acabaram a temporada no plantel principal, foi eleito por Sérgio Conceição para continuar a fazer parte do lote de jogadores para a temporada em curso.

Dos 8 jogos já disputados pelo FC Porto, esta temporada, Fábio Vieira só não foi convocado para 1. Nos 7 restantes foi titular em 3, sempre substituído, e 4 como suplente utilizado.









P.S.: Clicar nas fotos e no quadro para ampliar

Palmarés ao serviço do FC Porto (1 título):

1 Campeonato nacional (2019/20)

Sem comentários:

Enviar um comentário