quarta-feira, 9 de outubro de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS













FERNANDO PERES - Goleador Nº 301

Apontou dois golos em 19 jogos oficiais com a camisola do FC Porto, ao longo da temporada de 1974/75, única ao seu serviço.

Fernando Peres da Silva nasceu no dia 18 de Janeiro de 1943, em Algés. Fez a sua formação de futebolista na equipa C.F. Belenenses e foi nesta equipa que se estreou como profissional, na equipa sénior, em Maio de 1961.

Médio ofensivo, que jogava muitas vezes na frente como avançado, era um talento à solta que impressionava pela sua visão de jogo, capacidade técnica e forte personalidade.

Mudou-se para o Sporting na temporada de 1965/66, naquela que seria uma das suas épocas mais marcantes: além de ter conquistado o campeonato nacional, fez parte do plantel da selecção nacional que disputou o Campeonato do Mundo de 1966, em Inglaterra, não sendo porém utilizado em qualquer dos jogos disputados.

Em 1968, depois de ter falhado o acordo para renovar pela equipa leonina, transferiu-se para a Académica, ao abrigo de um regulamento que protegia os jogadores estudantes de seguir os estudos no clube estudantil de Coimbra.

Foi Sol de pouca dura já que apenas jogou na Académica uma temporada (1968/69), regressando a Alvalade para fazer mais 4 temporadas, em grande estilo.

No final de 1972/73 voltou a ter problemas com os responsáveis leoninos, fazendo uma paragem na sua carreira que à partida era para ser definitiva, mas que os brasileiros do Vasco da Gama trataram de reverter, contratando-o para o seu plantel, em 1974.

Após alguns meses no Brasil, surgiu a oportunidade de representar o FC Porto e Fernando Peres não se fez rogado, regressando a Portugal.

























A sua estreia de Dragão ao peito aconteceu no dia 24 de Novembro de 1974, no Estádio das Antas, frente ao Atlético, em jogo da 10ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista, por 5-0.

Já em fim de carreira, Peres não foi titular indiscutível, mas não deixou de espalhar o perfume do seu futebol, muito técnico e lúcido. A sua relação com o golo não foi muito estreita, mas mesmo assim conseguiu abanar as redes adversárias por duas vezes.

A sua estreia a marcar com a camisola do FC Porto, foi no dia 13 de Abril de 1975, no Estádio das Antas, frente ao Leixões, em jogo da jornada 28 do Campeonato nacional, que terminou com um empate a um golo. Peres abriu o activo aos 6 minutos.

O seu segundo e último golo com a camisola azul e branca aconteceu no dia 11 de Maio de 1975, no estádio do Bessa, casa emprestada ao SC Espinho, em jogo da 30ª e última jornada do Campeonato nacional, com goleada portista por 4-0. Peres foi o autor do 1º golo, aos 9 minutos.

Segue-se uma imagem do plantel portista dessa temporada (1974/75), treinada pelo brasileiro Aimoré Moreira (até Fevereiro de 1975) e Monteiro da Costa:

































Terminada a temporada regressou ao Brasil para representar o Sport Clube do Recife (1975) e o Treze F.C., de Campina Grande, no Estado da Paraíba, onde pôs fim à carreira.

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário