quarta-feira, 18 de setembro de 2019

RANKING GOLEADORES PORTISTAS













ARMANDO MANHIÇA - Goleador Nº 298

Apontou 2 golos em 76 jogos oficiais com a camisola da equipa principal do FC Porto, ao longo de 3 temporadas (1970/71 a 1972/73).

Armando António dos Santos Manhiça, nasceu no dia 12 de Abril de 1943, em Lourenço Marques, Moçambique (colónia portuguesa ao tempo).

Defesa central, representou a Académica de Chamanculo e o Sporting de Lourenço Marques, antes de rumar ao Continente para representar o Sporting CP, onde jogou durante 6 temporadas (1964/65 a 1968/69).

Na equipa lisboeta tornou-se um, central indiscutível chegando mesmo à selecção nacional, somando duas internacionalizações pela selecção A.

Chegou ao FC Porto na temporada de 1970/71, sob o comando técnico de António Teixeira.

























A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto aconteceu no dia 13 de Setembro de 1970, no Estádio de São Luís em Faro, frente ao Farense, em jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional, com derrota por 1-0.

Viveu nas Antas um período difícil da história do FC Porto e por essa razão não conseguiu atingir uma grande notoriedade ainda que continuasse a mostrar boa colocação no terreno, capacidade de antecipação e elevação e boa visão de jogo.

Segue-se uma imagem de uma boa parte do plantel de 1970/71:
























Terminou a sua carreira de forma precoce, devido a um grave acidente de viação, quando seguia atrás de um camião que terá projectado algo que lhe deixou ferimentos irrecuperáveis, regressando à sua terra natal.

Fontes: Almanaque do FC Porto de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário