quinta-feira, 4 de outubro de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - nº 255













FRANCISCO BAPTISTA - Goleador Nº 255

Apontou 3 golos em 9 participações oficiais, com a camisola do FC Porto, durante as duas temporadas ao seu serviço (1966/67 e 1968/69).

Francisco Pereira Baptista, nasceu no dia 13 de Fevereiro de 1946, em Mafamude, Vila Nova de Gaia.

São escassas as informações sobre este atleta, que teve duas passagens esporádicas pelo FC Porto.

A primeira, na temporada de 1966/67, proveniente do Vilanovense, em que alinhou na equipa principal por apenas 6 vezes, tendo obtido os seus 3 golos.

























A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto, teve lugar no dia 20 de Novembro de 1966, no Estádio das Antas, frente à Sanjoanense, em jogo da 7ª jornada do Campeonato nacional, com vitória azul e branca por 4-1. O médio portista estreou-se também a marcar, pois foi dele o 2º golo portista, apontado aos 35 minutos.

O segundo golo aconteceria no dia 18 de Dezembro de 1966, também no Estádio das Antas, frente ao Beira-Mar, em jogo da 11ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista, por 4-1. Também marcou sendo da sua autoria o golo de abertura, estavam decorridos apenas 6 minutos de jogo.

O seu terceiro e último golo, de Dragão ao peito, aconteceria no dia 11 de Junho de 1967, ainda no Estádio das Antas, novamente frente à Sanjoanense, mas agora em jogo a contar para a 1ª mão dos Quartos-de-final, da Taça de Portugal, com  mais uma vitória, por 3-1. Baptista fechou a contagem aos 86 minutos na marcação de uma grande penalidade.

José Maria Pedroto, o técnico de então, apenas o utilizou em 6 dos 38 jogos da equipa, sinal que o atleta não era um dos imprescindíveis.

Talvez por isso, tenha sido dispensado ao Braga, na temporada que se seguiu (1967/68), onde a sua utilização foi mais efectiva (20 jogos/0 golos).

Regressou na época seguinte (1968/69), ainda com Pedroto no comando técnico, mas foi ainda menos utilizado, alinhando num jogo do Campeonato e em dois da Taça das Taças (prova da UEFA), sem registo de mais golos.











Seguiu depois para o Tirsense, clube onde esteve três temporadas antes de terminar a carreira.

Fontes: Almanaque do Fc Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário