sexta-feira, 26 de outubro de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 223 (ACTUALIZAÇÃO)














ADRIÁN LÓPEZ - Goleador Nº 223


Apontou 5 golos em 31 participações oficiais com a camisola do FC Porto, durante as cerca de 2 temporadas ao seu serviço (2014/15, Agosto até Janeiro 2016/17 e 2018/19).

Adrián López Álvarez, nasceu no dia 8 de Janeiro de 1988, em San Martín de Taverga, nas Astúrias, Espanha.

Fez a sua formação no Real Oviedo, transferindo-se para o Deportivo da Corunha em 2006, consolidando-se como profissional na Galiza, antes de rumar ao Atlético de Madrid, em 2011.

Entre 2007 e 2009, foi emprestado ao Alavés e Málaga, clubes nos quais ganhou embalagem para uma boa temporada de despedida no Deportivo da Corunha (2010/11), na qual apontou 12 golos em 40 jogos. A primeira época de Adrián López ao serviço dos «colchoneros» (2011/12) foi verdadeiramente entusiasmante: em 57 jogos oficiais apontou 19 golos, 11 dos quais na Liga Europa, um recorde absoluto no futebol espanhol. A par  do ex-portista Radamel Falcao, foi um dos principais obreiros na conquista da segunda maior prova de clubes do Continente europeu.

Com duas internacionalizações e um golo apontado pela selecção de Espanha, Adrián López continuou, nas duas temporadas seguintes, a ser um elemento importante  dos madrilenos, se bem que menos feliz na hora de rematar à baliza.Rápido, inteligente e dotado de uma técnica refinada, Adrián López é um avançado muito móvel e versátil - prefere o remate de pé direito, mas também é forte de cabeça - característica que lhe permite actuar em qualquer posição do ataque.

Chegou ao FC Porto no Verão de 2014, como uma das escolhas do treinador Julen Lopetegui.


























A sua estreia oficial de Dragão ao peito aconteceu no dia 23 de Agosto de 2014, no estádio Capital do Móvel, frente ao Paços de Ferreira, em jogo da 2ª jornada do Campeonato nacional (Liga NOS 2014/15), com vitória portista por 1-0.

É desse jogo a foto que se segue, ilustrando a titularidade do atleta:























Adrián López desde cedo foi demonstrando alguma instabilidade emocional e sobretudo  dificuldades de adaptação, pelo que foi sendo utilizado de forma selectiva. Dos 18 jogos a que foi chamado durante a época, só em 5 esteve até ao fim, foi titular substituído em mais 4 e suplente utilizado nos restantes 9 jogos.

O seu único golo da temporada aconteceu no dia 17 de Setembro de 2017, no Estádio do Dragão, frente ao conjunto bielorrusso do Bate Borisov, em jogo da 1ª jornada do grupo H, da fase de grupos da Liga dos Campeões, com goleada portista por 6-0. O avançado espanhol foi o autor do 5º golo, aos 61 minutos.
























Na temporada seguinte (2015/16), o técnico basco Julen Lopetegui decidiu não apostar nele. sendo cedido por empréstimo aos espanhóis do Villareal, onde pode actuar com mais regularidade e readquirir a confiança nas suas capacidades, concretizando 5 golos em 23 presenças.

Regressou ao Dragão na época de 2016/17, agora sob o comando técnico de Nuno Espírito Santo, sendo aposta regular na primeira fase da época, principalmente como suplente utilizado,  tendo realizado de Agosto a Novembro 9 jogos,  dos quais 3 com titular substituído e os restantes 6 como suplente utilizado.

As suas performances não convenceram o técnico português e um novo empréstimo ao Villareal, na janela de transferências de Inverno, foi a solução encontrada para o atleta poder terminar a temporada. 

Em 2017/18 continuou em Espanha, mas ao serviço do Deportivo da Corunha, onde marcou 9 golos em 31 jogos e esta temporada (2018/19) Sérgio Conceição decidiu agregá-lo no plantel.

Não tem sido muito utilizado, mas o técnico tem procurado insuflar-lhe confiança e a verdade é que nos poucos minutos de que dispôs até agora, Adrián López parece um atleta mais comprometido com a equipa e mais solto.

Foi chamado ao jogo da 1ª jornada do Campeonato, frente ao Chaves, a partir do minuto  74  e foi titular na 1º jornada da Taça da Liga, frente ao mesmo adversário, sendo substituído aos 72 minutos. Em ambas as aparições o atleta mostrou apontamentos interessantes e prometedores, porém só voltaria a ser utilizado, após a última paragem das provas internas, para dar lugar aos jogos das selecções.

Foi um regresso em grande já que foi o autor de 4 dos 6 golos com que o FC Porto goleou a equipa dos Distritais, o SC Vila Real, em jogo da 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

Adrián López mostrou-se muito concentrado e oportunista (nos seus 2º e 3º golos) mas também de elevada capacidade técnica (nos seus 1º e 4º golos).

Será este saboroso «póker»  o lenitivo que lhe faltava para novas proezas? Tem a palavra o Adrián López.

Tal proeza proporcionou-lhe dar um enorme salto neste ranking de goleadores portistas. Ocupava um dos últimos lugares (410º) e passou, num ápice, a ser o melhor marcador portista desta época, a par com Aboubakar (4 golos), até ao momento.


Fontes: Site oficial do FC Porto e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário