quarta-feira, 28 de março de 2018

RANKING GOLEADORES PORTISTAS - Nº 235













JORGE ANDRADE - Goleador Nº 235

Concretizou 4 golos em 84 participações oficiais com a camisola do FC Porto, nas duas temporadas ao seu serviço (2000/01 e 2001/02).

Jorge Manuel Almeida Gomes Andrade, nasceu no dia 9 de Abril de 1978, em Lisboa.

Tendo em conta tratar-se de um atleta que já mereceu destaque aqui neste blogue, na rubrica «INTERNACIONAIS PORTISTAS», editado em 12 de Setembro de 2011, cuja carreira foi então escalpelizada (pode recordar clicando aqui), vou apenas acrescentar pequenas curiosidades.

Chegado ao FC Porto no Verão de 2000, Jorge Andrade não foi aposta inicial de Fernando Santos, face à concorrência de Aloísio e Jorge Costa.

A sua primeira aparição oficial na equipa principal aconteceu no dia 30 de Outubro de 2000, no Estádio das Antas, frente ao Alverca, em jogo da 9ª jornada do Campeonato nacional, com goleada, por 6-0. O defesa central entrou aos 82 minutos, com o resultado em 5-0, indo ocupar o lugar de Paredes que jogava a «trinco».

Só a partir do fim de Dezembro é que se fixou como titular, mostrando todos as qualidades que seduziram os responsáveis portistas para o contratarem. Tornou-se um defesa de eleição, influente e ainda mais apreciado. Chegou à selecção nacional e a cobiça exterior não se fez esperar.

Curiosamente e ao contrário de outros centrais portistas, Jorge Andrade não era um predestinado na finalização. Fez apenas 4 golos, sendo que o primeiro, de azul e branco vestido, só apareceu muito próximo do final da época, mais precisamente no dia 22 de Abril de 2001, no jogo da 29ª jornada do Campeonato nacional, disputada no Estádio das Antas, frente ao Desportivo das Aves. Jorge Andrade fez o 2º dos 4 golos, com que o FC Porto derrotou o seu adversário, no minuto 36.

Antes de voltar a marcar, sagrar-se-ia vencedor da Taça de Portugal, frente ao Marítimo, no que seria o seu primeiro título conquistado no futebol profissional. A imagem que se segue é desse jogo da final:























Voltaria a marcar só no início da época seguinte e de forma decisiva, já que foi o autor do único golo do jogo da final da Supertaça Cândido de Oliveira, efectuado no Estádio dos Arcos, em Vila do Conde, frente ao vizinho Boavista, no dia 4 de Agosto de 2001.

Foi o início de uma temporada de sonho para o defesa portista, completamente senhor do lugar, tendo sido o jogador portista mais utilizado durante toda a época (52 jogos em todas as competições).

Marcaria mais dois golos, novamente contra o Boavista, desta vez para o Campeonato (2ª jornada, vitória por 4-1, nas Antas) e mais tarde, contra o Sporting, ainda para o Campeonato (18ª jornada, empate a 2 bolas, nas Antas).










A sua performance foi alvo de cobiça e inevitavelmente Jorge Andrade foi negociado para Espanha, passando a defender a camisola azul e branca, do Deportivo de La Coruña.

Foi uma passagem efémera pelo FC Porto, suficiente no entanto para granjear a admiração da maioria dos adeptos portistas.

Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):

1 Taça de Portugal 2000/01
1 Supertaça Cândido Oliveira 2000/01)

Fontes: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar e Zeroazero.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário