sexta-feira, 2 de março de 2018

VITÓRIA DA EFICÁCIA
















FICHA DO JOGO





























A vitória frente a um dos candidatos foi ouro sobre azul. Num jogo muito equilibrado, muito mais que nos 3 confrontos anteriores desta época entre as duas equipas, o FC Porto conseguiu ser mais eficaz e com isso garantir um triunfo importante na corrida para o título.

Sérgio Conceição voltou a ser obrigado a alterar o onze titular em função da lesão recente de Soares, elegendo Gonçalo Paciência para o substituir.























Entrada autoritária do FC Porto que durou cerca de 15 minutos, esbanjando um ocasião clara de golo. Canto do lado direito, bola a ressaltar para o remate de Marega contra o poste e a voltar a si, com nova tentativa de cabeça e desta vez a ser cortada em cima da linha de baliza.

Seguiu-se depois um período em que a equipa leonina conseguiu equilibrar a partida e criar algum perigo junto da baliza de Casillas. Aos 17 minutos lance discutível na área portista, entre Dalot e Doumbia, analisado pelo árbitro da partida com recurso ao monitor instalado perto do relvado, considerado normal.

Aos 21 minutos o mesmo Doumbia voltou a surgir com perigo na cara de Casillas, mas o guardião portista desfez o lance com autoridade.

O FC Porto respondeu 5 minutos depois com um grande passe de Gonçalo Paciência a lançar Marega. O maliano fugiu pela direita rumo à baliza e na cara de Patrício rematou cruzado com a bola a sair rente ao poste mais distante, desperdiçando mais uma oportunidade soberana.

Aos 28 minutos os Dragões chegaram à vantagem no marcador. Canto do lado esquerdo cobrado por Sérgio Oliveira, Patrício socou para a direita, junto do bico da área Herrera recolheu, colocou em Maxi desmarcando-se para recolher a tabela mais à frente, onde cruzou com peso, conta e medida para a entrada fulgurante de Ivan Marcano que rematou de cabeça, sem hipóteses de defesa.





















Poucos minutos depois, Diogo Dalot não desistiu de uma bola lançada em profundidade, conseguindo domina-la mesmo em cima da linha de cabeceira, cruzando de seguida para Gonçalo rematar de pronto, com a bola a sair contra as malhas laterais.

O FC Porto voltava a estar por cima no controlo do jogo, mas foi o Sporting a conseguir o golo do empate. Perda de bola a meio campo de Brahimi, que parece ter sido carregado por Bryan Ruiz, a bola sobrou para William Carvalho que tocou para Ruiz, com este a lançar o recém entrado Rafael Leão. O jovem avançado sportinguista surgiu entre Dalot e Marcano, mas mais rápido rematou certeiro, restituindo a igualdade ao marcador, já em cima do tempo de descontos para o intervalo.

No regresso dos balneários a equipa azul e branca voltou determinada e aos 49 minutos Brahimi, com toda a classe que o caracteriza concretizou o golo da vitória portista. Lançamento de Otávio para Gonçalo Paciência sobre a direita, condução de bola pelo avançado quase até à linha de fundo, vencendo a oposição de Mathieu com cruzamento atrasado, Sérgio Oliveira deixou a bola passar na direcção de Brahimi e o resto foi uma obra de arte do argelino. Bola penteada com o pé direito para o pé esquerdo, seguido de remate triunfante, batendo o impotente Patrício.





















A vencer, o FC Porto baixou a intensidade e disso se aproveitou a equipa adversária para voltar a dominar a partida. Coates e Bryan Ruiz surgiram na área portista a cabecear com perigo mas sem direcção, mas o FC Porto reagiu aos 79 minutos com a bola a ser cortada in-extremis por Battaglia, em cima da linha de baliza.

No minuto seguinte Marega teve de ser substituído por lesão. Sérgio Conceição preferiu meter mais um defesa e o eleito foi Diego Reyes.

Desta substituição resultou um baixar do bloco portista, permitindo ao Sporting jogar mais perto da área azul e branca. Casillas teve de desfazer com alguma sorte um lance junto ao poste e aos 89 minutos Rafael Leão falhou de forma quase escandalosa o golo do empate.

No final sobrou um bom jogo de futebol, marcado pelo equilíbrio entre dois candidatos, e uma vitória da equipa que melhor soube aproveitar as oportunidades de golo criadas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário