sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 136












OCTÁVIO MACHADO - Goleador Nº 136

Apontou 11 golos em 115 participações com a camisola do FC Porto, ao longo das 5 temporadas ao seu serviço (1975/76 a 1979/80, com interrupção de uma época inteira por grave lesão).

Octávio Joaquim Coelho Machado, nasceu no dia 6 de Maio de 1949, em Palmela. Fez a sua formação nas escolas do clube da sua terra natal, o Palmelense F.C., tendo transitado para o Vitória S.C., de Setúbal, na temporada de 1968/69.

Foi neste clube que começou a dar nas vistas, na década de 70, especialmente nas temporadas treinadas pelo «mestre» José Maria Pedroto, que colocou o Vitória de Setúbal na alta roda do futebol nacional e internacional.

Médio trabalhador, enérgico, boa leitura de jogo, capacidade de organização e bom passe, Octávio rapidamente despertou a cobiça de vários emblemas nacionais e estrangeiros.

Chegou ao FC Porto no Verão de 1975, então presidido pelo Dr. Américo de Sá, ganhando a corrida aos clubes espanhóis, Atlético de Madrid e Saragoça que também o disputavam.























A sua estreia oficial com a camisola do FC Porto, aconteceu no dia 7 de Setembro de 1975, no estádio das Antas, frente ao União de Tomar, em jogo da 1ª jornada do Campeonato nacional, com vitória portista, por 6-1, sob a orientação técnica do jugoslavo Branko Stankovic.

Octávio pegou de estaca vindo a impor-se como figura de proa, sendo referência nas conquistas da Taça de Portugal e do Campeonato nacional, quebrando o longo jejum de 19 anos.

Teve 3 treinadores no FC Porto, o citado Stankovic que não terminou a época, sendo substituído por Monteiro da Costa (1975/76) e depois o seu conhecido José Maria Pedroto, que o orientou nas 4 épocas seguintes.

Em baixo uma das fotos possíveis, da sua participação como titular do FC Porto.


































Depois de uma grave lesão, o palmelão nunca mais conseguiu recuperar o seu melhor futebol acabando por ser muito pouco utilizado, motivo que o levou a regressar ao Setúbal, onde fez três temporadas e concluiu a sua carreira (1980/81 a 1982/83).

Foi várias vezes internacional A, pela selecção de Portugal, percurso que poderá recordar aqui.

Acabaria por abraçar a carreira de treinador, mas isso já são outras vidas, outras profissões, quem sabe, motivo para outra rubrica.

Palmarés ao serviço do FC Porto (2 títulos):
1 Campeonato nacional (1977/78)
1 Taça de Portugal (1976/77)

Fonte: Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário