segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

GOLEADORES PORTISTAS - Nº 40












JACKSON MARTINEZ - Goleador Nº40

Atleta do actual plantel, tem o registo impressionante de 51 golos apontados, em apenas 71 jogos oficiais disputados com a camisola do FC Porto, na época e meia que leva de Dragão ao peito (estatística actualizada ao último jogo contra o Marítimo, para a Taça da Liga). Com este último golo, avançou já para a 38ª posição do ranking, ultrapassando Gomes da Costa e Nóbrega, que somam 50 golos. Arrisca-se a trepar uns bons lugares neste ranking de goleadores portistas, se continuar  ao serviço do Clube e prosseguir com esta capacidade goleadora.

Jackson Arley Martinez Valencia, nasceu no dia 3 de Outubro de 1986 (27 anos) em Quibdó, região de Choco, a cerca de 189 km da capital Medellín, na Colômbia.

Começou a desenvolver o gosto pela prática do futebol, talvez influenciado pela (modesta) carreira desportiva de seu pai, também futebolista, praticando, como quase todas as crianças de baixa condição financeira, com bolas improvisadas, que chutava nas ruelas perto de sua casa. Quando atingiu a adolescência passou por clubes amadores como o Deportivo Encizo e o Coopebombas, onde a sua rapidez, habilidade, capacidade de remate com os pés e com a cabeça, o tornaram num jogador pronto para dar o salto.

Foi assim que em 2004 apareceu no Independiente de Medellin, onde permaneceu cinco temporadas, conquistando a Liga Apertura e a Liga Colombiana em 2004, bem como  a Liga Finalizacion em 2009, na qual se sagrou o melhor marcador e foi considerado o melhor jogador do Torneio. Disputou mais de 100 jogos e concretizou 65 golos. 

Depois dos êxitos alcançados, Jackson Martinez despertou o interesse de outros emblemas, entre os quais o River Plate e o Racing, da Argentina, mas decidiu aceitar  a proposta do Jaguares Chiapas, do México, onde continuou a patentear a sua veia goleadora. Entre Janeiro de 2010 e Junho de 2012, Chá, Chá, Chá, alcunha pela qual é conhecido, tornou-se o capitão da equipa e em 64 jogos o atacante marcou 36 golos.

Jogador muito rápido e habilidoso, faz do golo a sua vida e demonstra ter potencial para se tornar num caso sério no futebol europeu. Não sendo um prodígio de técnica, remata bem com os dois pés, tem um bom jogo de cabeça, é frio e letal dentro da área. Para além disso possuiu uma extraordinária capacidade de posicionamento, domina e recepciona bem a bola, sabe temporizar os momentos de  passe e desmarcação e combina muito bem com os colegas.
























Desde a saída do seu compatriota Radamel Falcao que o FC Porto não tinha ainda encontrado um bom sucessor. O Scouting portista vinha mantendo este atleta, há já algum tempo referenciado, como alvo das suas observações. O interesse na sua contratação foi-se tornando evidente e logo que foi oportuno a SAD avançou.

Assim, em Julho de 2012, o ponta-de-lança colombiano assinou com o FC Porto um contrato válido por 4 temporadas, a troco de cerca de 9 milhões de euros pela totalidade do seu passe, fixando a cláusula de rescisão em 40 milhões de euros.

A sua estreia oficial com a camisola portista aconteceu a 11 de Agosto de 2012, no Estádio Municipal de Aveiro, frente à Académica de Coimbra, em jogo da final da Supertaça Cândido de Oliveira, que o FC Porto venceu por 1-0 com o golo da sua autoria. Estreia mais auspiciosa não podia ser, 1 golo que valeu o título.

Foi chegar, ver e vencer. Jackson marcou na sua primeira época 31 golos, 26 dos quais na Liga Zon Sagres, que lhe garantiram a bola de prata, troféu atribuído ao melhor marcador do campeonato.

Na temporada em curso, já vai com o registo de 20 golos, em meia época, 13 dos quais na Liga Zon Sagres, dividindo o comando da lista dos melhores marcadores com o seu compatriota Fredy Montero, do Sporting.









Em termos de Selecção colombiana, o artilheiro conta já com 27 participações, na equipa nacional, 10 das quais enquanto atleta do FC Porto, concretizando um total de 10 golos.

Muito provavelmente não vai resistir, durante muito mais tempo ao assédio constante de outros emblemas europeus, que sonham em contratá-lo com a maior brevidade possível, mesmo que protegido por uma cláusula de rescisão considerada quase proibitiva. 

Palmarés ao serviço do FC Porto (3 títulos):
1 Campeonato Nacional (2012/13)
2 Supertaças Cândido de Oliveira (2011/12 e 2012/13)

Fontes: Base de dados actualizados, de Rui Anjos; 

Sem comentários:

Enviar um comentário