segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SOB O SIGNO DAS LESÕES









O FC Porto partiu para Kieve, na tentativa de defender a liderança do Grupo A, podendo mesmo, em caso de vitória, garantir já o apuramento para os oitavos-de-final da prova. 

Tarefa tanto mais difícil, quer por se tratar de um jogo na Ucrânia, onde o clima começa a ficar gélido,  frente a um categorizado opositor, quer ainda pela onda de lesões que subitamente afastou da convocatória dois elementos nucleares (Maicon com entorse no joelho direito e Fernando com microrrotura no adutor da coxa direita), que se juntaram a Alex Sandro (este há já algumas semanas em recuperação), mas que vitimou também Helton e Lucho Gonzalez, que apesar de terem viajado com a comitiva, ainda não sabem se podem jogar.

Até o empate poderá servir as pretensões portistas de apuramento imediato, se houver conjugação do resultado, no jogo entre os outros dois adversários.














Face às lesões assinaladas, Vítor Pereira viu-se forçado a proceder a alterações, chamando à convocatória Rolando, que não tem feito parte das opções regulares do treinador, mais Quiñones e Iturbe,  que têm jogado pela equipa B.

LISTA DOS CONVOCADOS

























Face às ausências forçadas de Maicon e Fernando e admitindo que Helton e Lucho possam alinhar, estou convencido que Vítor Pereira procurá não mexer muito na equipa. Assim, a escolha do técnico para substituir o médio defensivo brasileiro não levanta muitas dúvidas, devendo recair em Defour, como em ocasiões anteriores. Já a substituição do central não me parece tão consensual.  O afastamento quase permanente de Rolando pode indiciar a escolha pelo senegalês Abdoulaye, dúvida que só será desfeita amanhã. 

Já se Helton e principalmente Lucho Gonzalez não recuperarem totalmente das suas  lesões, então Vítor Pereira terá que estruturar a equipa de outra forma, não lhe faltando porém várias opções entre os jogadores convocados, com soluções capazes de levar a equipa a bom porto.

EQUIPA PROVÁVEL





















COMPETIÇÃO: Champions League 2012/13 - 4ª Jornada - Grupo A
PALCO DO JOGO: Estádio Olímpico de Kieve - Kieve - Ucrânia
DATA E HORA DO JOGO: 6 de Novembro de 2012, às 19:45 h
ÁRBITRO: Undiano Mallenco - Espanha
TRANSMISSÃO: TVI

2 comentários:

  1. Frente a um Dínamo, que é uma excelente equipa e com bons jogadores, moralizado e motivado por uma vitória no último jogo do campeonato; que vai entrar com tudo para manter bem vivo o sonho de chegar aos oitavos-de-final; mas que, por outro lado, está pressionado pela obrigatoriedade de ganhar; é importante um F.C.Porto organizado, rigoroso, inteligente, matreiro e capaz de aproveitar a ansiedade e a pressão a que os ucranianos estão sujeitos. Um Porto a jogar para ganhar, até porque o empate garante logo o apuramento, mas não de qualquer maneira. Isto é, um Porto capaz de defender bem, com atitude, unido, coeso, solidário, controlando e aguentando a entrada que será forte do Dínamo, mas depois, com bola, a procurar sair sempre rápido para o ataque, colocando os ucranianos perante dilema e a possibilidade de sofrerem golos, se arriscarem de mais - jogar para ganhar, não significa, obrigatoriamente, jogar ao ataque. Se fizermos isso e paralelamente, estivermos atentos aos lances para as costas da defesa e de bola parada, onde o Dínamo, como se viu no Dragão, é perigosíssimo, temos capacidade e qualidade para conseguir o objectivo pretendido e carimbar em Kiev o passaporte para a fase seguinte da Champions - apesar de não estar na capital da Ucrânia, um Porto na máxima força. Mas como dizia no post anterior, as lesões de uns, são oportunidades para outros.

    Nota final:
    A história diz-nos que temos sido muito felizes em Kiev e até já lá fizemos história em 1987 - conseguindo a passagem à final da prova mais importante da UEFA. Mas não nos fiemos na história, também tínhamos uma história bonita na Rússia e na época passada perdemos em S.Petersburgo frente ao Zenit.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Depois da excelente exibição diante do Marítimo, o FC Porto volta aos jogos da Champions League.

    Logo podemos carimbar a passagem aos oitavos de final, para tal o empate basta.
    Em tempos de dificuldades a passagem é importantíssima para as finanças do clube.

    Este Dínamo é uma equipa com fragilidades no sector defensivo, e devemos aproveitar essa lacuna.
    Devemos assumir o controlo de jogo, uma vez que o Kiev vai fazer pela vida, numa tentativa de chegar a lugar de acesso aos oitavos.

    Numa partida marcada pelas ausências de Fernando e Maicon, cabe-nos vencer pois somos favoritos. Há que ter humildade e lutar com afinco pelos 3 pontos.

    A ausência de Fernando é a que mais preocupa. Penso que no mercado de inverno deveríamos reforçar a posição 6. Castro e Defour não tem cultura de posição 6.

    Acredito que iremos hoje garantir a passagem à fase seguinte.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar