sábado, 7 de janeiro de 2012

PASSO ATRÁS NA LUTA PELO TÍTULO!

FICHA DO JOGO
 (Clicar no quadro para ampliar)

O FC Porto terá dado um passo atrás na luta pelo título, ao empatar em Alvalade sem golos, esta noite.

Vítor Pereira apresentou a equipa que tem sido titular nas últimas jornadas do campeonato, apenas com Cristian Rodríguez no lugar de James Rodríguez. Foi um começo de jogo onde foi evidente o nervosismo dos jogadores de ambas as formações com Elias a ver cartão amarelo logo aos dois minutos. 

Fruto de um futebol jogado aos repelões, com pouca ligação e pouco discernimento, o jogo foi-se arrastando num nível demasiado baixo, tendo em conta as equipas em presença. O Campeão nacional foi-se acomodando à toada trapalhona de futebol directo e transições longas, incapaz de pensar e elaborar o seu futebol. 

Na linha média, o coração da equipa,  só Fernando ia rubricando o seu futebol habitual. Corrijo, também Belluschi, o presumível «criativo», ia mergulhando na mediocridade a que já me habituei, mas apesar disso muito apreciado pelo técnico portista bem como por larga franja dos adeptos portistas! A mim não me convence (já sei que não percebo nada de bola!). Não possuiu qualidades mínimas para fazer parte de um plantel com as ambições do FC Porto.  

Também Moutinho não estava nos seus dias. Por isso, a chegada do intervalo foi como um bálsamo para os meus mal tratados olhos.

Surgiu melhor o FC Porto. Mais activo, perigoso e esclarecido. Mas foi Sol de pouca dura. O jogo voltou a cair na mediocridade da primeira parte ainda que aqui ou acolá com mais um pouco de emoção. O resultado podia então ter funcionado. Ambas as formações tiveram excelentes oportunidades, em igualdade de situações, para se adiantarem, mas a destreza dos dois guarda-redes evitou que tal acontecesse.

O resultado final espelha bem a incapacidade dos dois conjuntos e acaba por fazer justiça ao pobre futebol praticado.

Para a história ficam mais dois pontos perdidos,  que terão como consequência mais que provável a perda da liderança, já que não acredito em milagres. Para os amantes da estatística fica também mais um jogo do campeonato sem conhecer o trago amargo da derrota, e já lá vão 53! Do mal o menos, mas não me satisfaz!


Destaques pela positiva para Maicon, que fez uma partida muito segura, dando a ideia que está de pedra e cal no lugar de defesa direito, para Fernando que foi muito pendular e importante e ainda para Helton, muito frio e racional, na hora de evitar o golo.

4 comentários:

  1. Boas,

    Antes de mais o resultado é justo ... no que diz respeito ao FCP acho que nos falta calma ... posse e troca de bola, estivemos muito precipitados e queríamos chegar á baliza rapidamente ... temos que dosear ... pausar ... porque tinhamos equipa para ganhar ao scp.
    No entanto o jogo e o resultado foi o que eu previa. Só temos agora é que continuar a evoluir e fundamentalmente a ter consciência que temos valor para ganhar a qualquer equipa como no ano passado.

    um abraço

    PS - não considero um passo atras ... é um resultado normal, mais foi o empate que tivemos com os vermelhos no Dragão ... esse sim foi um passo em falso ... mas ainda não virou o campeonato e tenho um feeling que o Leiria vai empatar ;)

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Foi um jogo de nível mediano; esperava-se mais das duas equipas. O resultado não foge muito à “verdade do jogo”. No FC Porto continua a ser notória a falta de uma referência na área.

    Álvaro Pereira, Fernando, Maicon, Helton e Otamendi (pena ter evitado um golo do… FC Porto) destacaram-se dos demais. Moutinho só na 2.ª parte apareceu. Deplorável exibição de Bellushi… Onde está o jogador que encantou na época passada?!!
    Polga devia ter sido expulso; a jogar contra 10 tudo poderia (???) ser diferente. Houve um lance na grande área calimera que me deixou dúvidas.

    Não está nada ganho, nada está perdido. É urgente que os dirigentes definam entradas e saídas. E que não se esqueçam que só temos um avançado… que quase não joga!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Talvez tivesse colocado a fasquia para o jogo de ontem demasiado alta, tendo em conta que vinhamos de uma pausa competitiva de 17 dias e isso pesa, mas sinceramente esperava mais. Espera um sinal diferente, de força, pelo menos na mesma linha dos últimos jogos e no jogo de ontem, sem voltarmos aos tempos do Apoel, Olhanense, Académica, voltamos a ser pouco consistentes, pouco soltos, trapalhões e atrapalhados.
    Aguardemos pelos próximos jogos para ver se apenas acusamos a paragem ou se é mais qualquer coisa e aproveitemos para arrumar a casa. Depois, empatar em Alvalade não é um drama, na época passada foi igual.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Esperava muito mais do FC Porto, e claro uma vitória.
    Foi um mau jogo de futebol, muitos individualismos, e os defesas e guarda redes venceram os avançados sem dificuldade.
    Um árbitro com um trabalho fraquinho quer técnicamente, quer disciplinarmente.
    Muito mal VP no final com uma análise redutora do que foi o jogo. O FC Porto não empatou porque o Polga não foi expulso, empatamos sim, porque o barco ruma para onde a ambição do seu capitão quer que ele rume.
    Faltou ambição, entramos muito a medo, e o individualismo de Hulk chegou a ser penoso para qualquer portista.
    Destacaram-se individualmente os jogadores da nossa defesa e Fernando.
    O melhor em campo foi Palito. O uruguaio galgou quilómetros e tantas vezes cruzou para o ponta de lança inexistente.
    Para quando o ponta de lança que saiba responder a cruzamentos, que saiba jogar de costas para a baliza, rodar e tabelar com os médios que vem de trás.
    Espero que o mercado feche rápido, para que se defina o plantel. É preciso concentração competitiva para atacar o título.
    Hoje vamos por certo perder o primeiro lugar, mas a equipa não pode esmorecer, pois o empate em Alvalade acaba por não ser mau de todo.
    Nota muito positiva para o civismo entre adeptos, grande festa em Alvalade.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    ResponderEliminar