segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS)


A existência de jogadores estrangeiros nos planteis do FC Porto, data da sua fundação, altura em que a principal equipa era constituída, na sua maior parte por jogadores ingleses. De lá para cá, é infindável a lista de atletas de várias nacionalidades e Continentes que tiveram o privilégio de envergar a linda camisola azul e branca.

Alguns deles, ou já eram internacionais, firmaram a sua presença ou então estrearam-se na selecção principal dos seus países, em função das performances conseguidas ao serviço do FC Porto.

Reza a história que o primeiro jogador internacional estrangeiro a vestir as cores do Dragão terá sido Joseph Szabo, um médio húngaro que jogou no Ferencvaros, um dos maiores clubes da capital magiar, clube pelo qual se tornou internacional da Hungria. Chegou a Portugal com 30 anos de idade, em final de carreira e como tal, não mais seria seleccionado. Esteve no FC Porto, como jogador-treinador, entre 1931 e 1933. 

Depois deste, a informação a que tive acesso não sendo muito clara, deixa no entanto presumir que foi necessário esperar pelos anos 60 para voltarmos a ter um novo internacional estrangeiro. De seu nome, Amaury, avançado internacional brasileiro, vindo do Flamengo, esteve no FC Porto em 1965 e 1966, mas também não voltou à sua selecção enquanto por cá jogou. 

Seguiu-se Flávio, outro cotado avançado internacional brasileiro, vindo do Fluminense, jogou no nosso Clube entre 1971 e 1975. Enquanto jogador do FC Porto não mais voltaria a vestir a camisola da sua selecção.


Se alguns chegaram ao FC Porto, já internacionais, mas ao serviço dos azuis e brancos não voltaram a ser seleccionados (houve um período em que os Clubes podiam não libertar os jogadores), outros porém deram contribuições importantes às suas equipas nacionais.

Ora, depois de passar em revista, todos os internacionais portistas, da selecção nacional portuguesa, e sabendo que, o FC Porto foi, é e continuará a ser certamente um Clube de importantes internacionais de outros países, não resisti à ideia de os tentar elencar, de forma mais ou menos similar. 

Confesso que a tarefa se tornou muito mais espinhosa do que supunha. Se para os jogadores europeus me pude sustentar numa fonte rigorosa e fidedigna, já para os atletas dos outros Continentes não tive a mesma sorte. Por isso, fui obrigado a cruzar informações de várias fontes para chegar a um resultado aceitável (na minha perspectiva), mas que não garante a isenção de  erros, em alguns casos, ou omissões noutros, de que desde já me penitencio. Aproveito para  solicitar a colaboração dos leitores, caso identifiquem alguma destas situações, no sentido da reposição da verdade.

Seguindo o mesmo critério, o elenco será naturalmente o dos internacionais estrangeiros que vestiram a camisola da selecção dos seus países, enquanto jogadores do FC Porto.

Porque este post já vai longo e a intenção não é torná-lo maçador, fica aqui o convite para não perderem os próximos episódios.

Sem comentários:

Enviar um comentário